CBF pode realizar grande desejo de Ronaldo Fenômeno após ele desistir da candidatura

A notícia que pegou todos de surpresa na última quarta-feira (12) foi a respeito a desistência de Ronaldo Fenômeno em se candidatar a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, mesmo esse tendo sido seu grande desejo por um bom tempo. Apesar de ter largado mão de sua candidatura, um de seus principais objetivo ainda pode ser realizado pela CBF.

Antes mesmo de ter anunciado o seu sonho de presidir a entidade máxima do futebol brasileiro, enquanto ainda era dono da SAF do Cruzeiro, R9 em diversos momentos chegou a defender a ideia da redução de times rebaixados do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, uma diminuição de quatro para três descensos seria o ideal para o futebol brasileiro.

“O Gabriel (Lima, CEO do Cruzeiro) esteve na reunião do Conselho Técnico da CBF, e a gente começou a fazer um movimento para que diminuísse o número de rebaixados. Em nenhuma liga do mundo se rebaixa 20% (dos times) para a segunda divisão. Descer quatro e subir quatro são muitos times. Isso tem que voltar a ser uma pauta no futebol brasileiro”, disse em entrevista na época.

Já que Ronaldo não poderá promover essa alteração pelas suas próprias mãos com a desistência de sua candidatura, a CBF, por outro lado, ainda pode tornar esse desejo uma realidade. Isso por que presidentes de outras equipes também vem se manifestando a respeito do sistema de rebaixamento, assim como fez Marcelo Teixeira, do Santos.

Segundo o mandatário do Alvinegro Praiano, ele utilizou como base as situações vividas por Fluminense e Atlético Mineiro em 2024, que por muito tempo brigaram até mesmo pelo título da Libertadores e da Copa do Brasil, e no final acabaram lutando contra o rebaixamento até a última rodada. De acordo com ele, se trata mais de um “problema de calendário do que de gestão administrativa”.

CBF pode seguir modelo adotado pela Premier League

Caso de fato a Confederação Brasileira de Futebol opte por mudar o formato em relação aos rebaixamentos, uma boa opção de molde a ser seguido por ser o da Premier League, da Inglaterra. Na Terra da Rainha, o torneio também é disputado com 20 clubes, no entanto, somente três são rebaixados, e da mesma forma, três sobem diretamente da Championship (segunda divisão).

Comentários estão fechados.