A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do presidente Samir Xaud, anunciou nesta manhã de quarta-feira (1) a criação de um novo torneio que será introduzido no calendário nacional em 2026, mas que o Cruzeiro do técnico português Leonardo Jardim não estará na disputa.
A Copa Sul-Sudestes vai contar com 12 clubes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, enquanto os times do Espírito Santo jogarão a Copa Centro-Oeste. No entanto, nem todas as equipes desses estados vão poder buscar o título.
É o caso, por exemplo, do Cruzeiro. Os times classificados a torneios internacionais (Copa Libertadores da América ou Copa Sul-Americana) ficam de fora da Copa Sul-Sudeste. Fazendo ótima campanha na Série A do Campeonato Brasileiro, a Raposa dificilmente não vai se classificar para uma das competições continentais.
Cruzeiro não vai jogar novo torneio criado pela CBF
A competição interestadual será iniciada no dia 5 de março e vai até o dia 7 de junho. Ao todo, serão dois representantes de cada estado, seguindo esses critérios:
- Seis vagas através do resultado dos campeonatos estaduais de 2025;
- Seis vagas através do resultado dos campeonatos estaduais de 2025 ou para campeões de torneios seletivos de 2025.
A CBF não vai obrigar aos times a jogarem a Copa Sul-Sudeste, ficando à escolha de cada diretoria. As equipes serão divididas em dois grupos de seis, joando em turno único contra os rivais da outra chave. Os dois melhores de cada grupo vão para a semifinal, com jogos de ida e volta, assimo como na final.



