A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) bateu o martelo e mudou uma regra importante para a contratação de reforços no Cruzeiro e demais clubes brasileiros. Diante do fim da janela de transferências na última terça-feira (3), a entidade resolveu abrir uma “exceção doméstica” e permitir novas contratações.
A decisão da CBF criou um mercado de transferências interno para clubes seguirem negociando contratações de jogadores que atuam no Brasil. Com isso, o Cabuloso e outras equipes poderão seguir contratando reforços até 27 de março, prazo máximo definido pela entidade.
No entanto, esta nova janela de transferências possui uma regra: somente jogadores que atuaram em partidas dos campeonatos estaduais neste ano poderão ser negociados. Nesse interim, o Cruzeiro ganhou uma brecha para seguir buscando um destino para um dos jogadores considerados “negociáveis” no elenco atual: o volante Walace.
O meia está na lista de transferências do clube desde o começo de 2026. Inclusive, Walace chegou a ser afastado das atividades pela diretoria do clube por estar envolvido em negociações com outras equipes. Apesar de ter atraído o interesse do mercado brasileiro e do exterior, nenhuma proposta concreta foi realizada para a Raposa.
Ainda assim, o jogador surgiu como um dos possíveis alvos do Vasco da Gama, que acaba de selar a contratação do técnico Renato Gaúcho. Segundo apuração do Canal Vasco, o gigante carioca aguarda o aval do novo comandante para apresentar uma oferta ao Cruzeiro.
Cruzeiro vai contratar mais reforços?
Apesar da autorização por parte da CBF para assinar com reforços até 27 de março, a tendência é que o Cruzeiro viva um mês tranquilo nesse quesito. Isso porque a diretoria do clube considera o elenco “fechado” e só voltaria a buscar novas contratações caso precise repor saídas ou haja casos de lesões graves no elenco.
Até o momento, o Cabuloso já selou 19 saídas de atletas, entre vendas, empréstimos e rescisões contratuais. Em contrapartida, contratou seis reforços. São eles:
Saídas:
- Cauan Baptistella (vendido ao Metalist Kharkiv – Ucrânia)
- Fernando (vendido ao Santa Clara – Portugal)
- Ryan Guilherme (negociado com o Rio Ave – Portugal)
- Kauã Prates (sairá para Borussia Dortmund, da Alemanha, em agosto)
- Arthur Viana (negociado com o Caxias-RS)
- João Pedro (negociado com o Londrina)
- Marlon (vendido ao Grêmio)
- Zé Ivaldo (vendido ao Santos)
- Tevis (empréstimo ao Yokohama Marinos – Japão)
- Léo Aragão (empréstimo do ao Avaí)
- Vitinho (empréstimo ao Náutico)
- Ian Luccas (empréstimo ao Athletic)
- Rodriguinho (empréstimo ao Fortaleza)
- Gabigol (empréstimo ao Santos)
- Helibelton Palacios (fim de contrato)
- Weverton (fim de contrato)
- Mateo Gamarra (fim de empréstimo)
- Bolasie (fim de contrato)
- Eduardo (fim de contrato)
Contratações:
- Gerson (vindo do Zenit);
- Chico da Costa (ex-Mirassol);
- Matheus Cunha (transferência gratuita);
- Bruno Rodrigues (empréstimo);
- Néiser Villarreal;
- Fagner (contratado em definitivo).



