Em abril deste ano, o atacante Vitor Roque deixou o Cruzeiro para acertar com o Atheltico Paranaense. A movimentação do atleta causou estranheza na Toca da Raposa. Ronaldo, por exemplo, dono de 90% das ações da SAF do clube estrelado, disse que foi pego de surpresa.
Vitor Roque teve suas primeiras chances no futebol profissional ainda em 2021, quando o Cruzeiro era comandado por Vanderlei Luxemburgo. Contudo, foi na atual temporada que o atacante havia de fato se tornado um titular. Antes de deixar o clube, ele fez 11 jogos, com seis gols.
Fato é que a negociação do jogador ainda reverbera na Justiça. O Cruzeiro notificou o clube paranaense que vai ao tribunal da Confederação Brasileira de Futebol para reivindicar uma indenização maior pela saída do atacante Vitor Roque. A equipe celeste alega que foi ignorado o direito de preferência de renovação de contrato do time mineiro.
Entenda o caso Vitor Roque a ação do Cruzeiro
Com apenas 17 anos, mas muito futuro no futebol, Vitor Roque decidiu deixar o Cruzeiro e aceitar a proposta do Athetico. Após um ligeiro imbróglio, a Justiça do Trabalho determinou que o time paranaense precisa pagar apenas a multa rescisória, de R$24 milhões, com base no salário do atleta. O valor foi dividido entre Cruzeiro, América-MG e o jogador.
Porém, o clube estrelado alega que havia formalizado uma proposta para renovar o contrato de Vitor Roque por um salário superior. Desta forma, com base em um mecanismo previsto na Lei Pelé, o clube formador, o Cruzeiro, tem preferência de renovação do primeiro contrato do atleta, desde que iguale a proposta de terceiros.
De acordo com o artigo 29, o clube que quiser contratar um atleta precisa informar sua proposta salarial para o time formador. Assim, a entidade teria a chance de igualar os valores. Em caso contrário, a Lei Pelé afirma que o clube contratante, o Athletico, terá que pagar multa de 200 vezes sobre o salário mensal proposto pelo Cruzeiro.
Não foi possível saber a proposta salarial do Cruzeiro a Vitor Roque, mas é certo que o valor da indenização seria maior do que os R$24 milhões pagos pelo Athletico. O clube estrelado busca ainda provar que o time paranaense burlou o direito de preferência da Raposa.



