O atacante Gustavo Zago não faz mais parte do elenco do Cruzeiro. Destaque da equipe campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, o jogador de 19 anos teve sua saída oficializada e seguirá a carreira no futebol do Cazaquistão, onde defenderá o FC Kaysar.
A negociação foi concluída sem compensação financeira imediata para a Raposa. Ainda assim, o clube mineiro preservou uma fatia dos direitos econômicos do atleta, estratégia adotada com frequência pela SAF celeste para garantir participação em uma futura venda.
Contratado em 2023 junto à Ferroviária, Zago teve papel importante na campanha do título da Copinha. O atacante começou como titular nas cinco primeiras partidas do torneio, contribuindo com um gol e uma assistência. Entretanto, perdeu espaço na reta decisiva após o retorno de jogadores que haviam sido aproveitados pelo elenco profissional.
Após a conquista, o jovem chegou a participar de atividades com o grupo principal na Toca da Raposa 2, mas voltou a integrar a categoria sub-20. Situação semelhante foi vivida pelo lateral-esquerdo William Fernando, que posteriormente acertou sua transferência para o Avaí.
Demais saídas
A reformulação do elenco do Cruzeiro não se limitou à saída de Kaiki. Nos últimos meses, outros nomes também deixaram a Toca da Raposa, casos de Walace, Janderson, Japa e Bruno Alves. Entre eles, Walace era quem carregava maior expectativa após sua chegada em 2024, mas o volante não conseguiu conquistar sequência entre os titulares e acabou perdendo protagonismo. Posteriormente, foi emprestado ao Vitória até o encerramento da temporada.
Já os jovens Bruno Alves e Japa tiveram destinos diferentes após serem considerados fora dos planos da comissão técnica de Artur Jorge. O primeiro acertou transferência por empréstimo para o Norwich, da Inglaterra, enquanto o segundo foi cedido ao Mirassol. Janderson, por sua vez, deixou o clube em definitivo ao ser negociado com o Moreirense, de Portugal.


