Na disputa pelos títulos da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América contra o Palmeiras, o Flamengo fez uma proposta na noite de segunda-feira (10) que pode prejudicar o rival paulista nos próximos anos.
O clube carioca divulgou um comunicado com o nome de ‘Fair Play Financeiro’, ao qual faz sugestões para a implementação do sistema no país. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja aderir ao método a partir da próxima temporada.
Entre os diversos assuntos mencionados pelo Flamengo no documento oficial, um deles chamou a atenção: a proibição do uso de gramados sintéticos no Brasil. Essa condição afeta diretamente o Palmeiras, que joga dessa forma em seu estádio, o Allianz Parque, em São Paulo.
Flamengo tenta tirar ponto forte do Palmeiras
Além do Palmeiras, outros times da elite nacional também jogam em gramados sintéticos, como são os casos do Botafogo (Nilton Santos) e do Atlético-MG (Arena MRV). Além da proibição dos gramados sintéticos, o Flamengo pediu restrições a clubes que estão em recuperação judicial. Confira a seguir as principais propostas pretendidas pelo Fla:
- Proibição de Gramados Artificiais: os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas.
- Tratamento de clubes em RJ/REJ: impedir que clubes utilizem o período de não pagamento de dívidas (entre a decretação da RJ/REJ e a homologação do acordo) como vantagem competitiva, bloqueando o registro de novos atletas neste período e perda de pontos.
- Definição ampla de custos: controlar não apenas a “folha salarial” (CLT), mas também o custo total do elenco, incluindo direitos de imagem, luvas, bônus, comissões de agentes e impostos.



