Atlético-MG eliminou pesadelo do Cruzeiro na Libertadores 2022

Ao longo de suas passagens pelas competições da Conmebol, o Cruzeiro, sem dúvida, é um dos grandes times que entram como favoritos. Não à toa, o clube mineiro é conhecido na região da América do Sul como ‘La Bestia Negra’, alcunha dada após memoráveis campanhas da Raposa. 

Entretanto, um adversário, que nem sequer pertence aos grandes clubes do continente, era feito pedra no sapato celeste, ou, pelo menos, uma triste lembrança Trata-se do Emelec, que foi eliminado da Libertadores na noite da última terça-feira pelo arquirrival da Raposa. 

A origem do apelido

De acordo com o jornalista Ariel Palacios, o Cruzeiro recebeu este apelido do River Plate, na década de 1970. Naquela época, a Raposa derrotou os argentinos na Libertadores de 76, em uma final histórica no Chile que terminou com o placar de 3 a 2 para a equipe mineira. 

Em 1991, Cruzeiro e River se encontraram novamente, dessa vez, pela Supercopa, o único troféu internacional que faltava para os argentinos à época. A Raposa venceu aquela final no Mineirão, diante de sua torcida. 

No ano seguinte, mais uma vez os clubes ficaram frente a frente para decidir a Supercopa. O Cruzeiro levou a taça em pleno Monumental de Núñez. Em 1998, se depararam nas quartas de final da Copa Mercosul, a Raposa venceu novamente na Argentina.

Tendo em vista este breve aparato histórico, o Emelec, em passados mais recentes, subverteu a ordem e conquistou um feito inédito para o clube, justamente diante do Cruzeiro, desta vez, pela Libertadores de 2019. 

Ainda na fase de grupos, a Raposa foi derrotada pelo time equatoriano em pleno Mineirão por 2 a 1. O gol que garantiu a vitória dos visitantes foi marcado já na prorrogação do jogo, em pênalti convertido por Brayan Angulo. 

Fato é que o Emelec já disputou 17 partidas no Brasil pela Libertadores, e a única vitória que conquistou foi diante do Cruzeiro, em 2019. Vale destacar que pela competição daquele ano, a Raposa derrotou o time equatoriano, por 1 a 0, jogando fora de casa. 

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.