O ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho admitiu em entrevista ao documentário ‘Máfia do Apito’, divulgado pelo canal de assinatura ‘SporTV’, que teve influência direta no título da Série A do Campeonato Brasileiro de 2005, vencido pelo Corinthians de forma polêmica.
O escândalo de arbitragem ganhou fama e mostrou que havia um grande esquema em que os juízes participavam. Edilson Pereira de Carvalho contou que o Corinthians levantou a taça no final da competição nacional, mas que o campeão deveria ter sido o Internacional de Porto Alegre.
“Eu mudei o campeão brasileiro. Sem a máfia do apito, a equipe campeã seria o Internacional, o campeão seria o Internacional”, declarou o ex-árbitro. A série vai contar com três episódios e relembra o caso de manipulação de resultados através de apostas ilegais. Edilson foi o grande centro do escândalo.
Corinthians foi campeão após escândalo da arbitragem
Na época, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anulou 11 partidas comandadas por Edilson Pereira de Carvalho, com a prerrogativa de que tais jogos estariam no esquema ilegal. O Internacional teve um duelo anulado e precisou repetir a vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba.
Por outro lado, o Corinthians, que tinha perdido dois jogos anulados, repetiu os confrontos contra o Santos e contra o São Paulo, somando uma vitória e um empate nos respectivos clássicos, o que lhe rendeu mais quatro pontos ao fim do Campeonato Brasileiro. Com isso, os paulistas terminaram o torneio com três pontos à frente do 2º colocado geral, o Inter.



