5 curiosidades bem legais sobre o Cruzeiro Esporte Clube

O Cruzeiro Esporte Clube, fundado em 2 de janeiro de 1921, é o maior clube de Minas Gerais com grande folga, possui o reconhecimento mundial pelos seus feitos e ostenta dois títulos da Libertadores (1976 e 1997), quatro títulos do Brasileirão (1966, 2003, 2013 e 2014) e seis títulos da Copa do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Veja a seguir cinco curiosidades bem legais sobre a Raposa.

Fundado no começo do ano de 1921, foi a colônia italiana de Belo Horizonte (MG) quem fundou a agremiação. O time nasceu com o apoio do cônsul italiano Lorenzo Nicolai, que visitava a capital mineira. Até 1925, só eram aceitos na equipe jogadores com ascendência italiana. Conhecido por duas décadas como Palestra Itália, o nome só foi alterado por decisão do Governo do Brasil.

A segunda curiosidade é que O Cruzeiro Esporte Clube nasceu como Societá Sportiva Palestra Itália e recebeu o novo nome em 1942, quando o governo de Getúlio Vargas decretou que não poderiam ser usados mais termos e símbolos que fizessem alusão aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), já que o Brasil apoiava os Aliados na Segunda Guerra Mundial. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A terceira curiosidade é que até mudar de nome, em 1942, as cores que o Cruzeiro oficiais eram verde e vermelho, com detalhes em dourado. Com a mudança de nomes, o time passou a usar a constelação Cruzeiro do Sul como símbolo e a cor da camisa principal se tornou o azul, em alusão à Squadra Azzurra, como é chamada a seleção italiana de futebol. 

O quarto caso curioso do dia é que o mascote oficial do Cruzeiro é uma raposa, criado pelo chargista Fernando Pieruccetti, o Mangabeira, que criou o personagem, em 1945, em homenagem ao então presidente do clube, Mario Grosso. O executivo era conhecido pelas boas negociações de jogadores na época.

A quinta curiosidade é que em 2003, o clube mineiro conquistou a Tríplice Coroa: o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. As conquistas fizeram o Cabuloso ostentar uma coroa acima do escudo.

Comentários estão fechados.