Relembre os últimos confrontos entre Cruzeiro x CSA
“Fala, Zezé; bom dia, cara!”. Impossível lembrar do CSA, próximo adversário do Cruzeiro, sem vir à tona o fatídico áudio vazado de Thiago Neves ao então gestor de futebol da Raposa Zezé Perrella. À época, o meio-campista cobrava o pagamento de 60% do salário em atraso para servir de ‘motivação’ ao time no jogo contra o clube alagoano.
Desde 2019, o CSA se tornou uma pedra no caminho celeste. Até o Brasileirão do dito ano, o Cruzeiro havia enfrentado o time alagoano sete vezes; eram seis vitórias e uma derrota, uma vantagem considerável para a equipe mineira.
Contudo, as coisas desandaram. Nos últimos seis confrontos entre CSA e Cruzeiro, a Raposa perdeu quatro e empatou dois. Isto é, o clube mineiro não vence o duelo há três anos. Este cenário, no entanto, pode se reverter hoje, quando as equipes vão se encarar pela Série B.
O retrospecto recente de um velho Cruzeiro
Sabe-se, ao certo, que a comparação entre o que foi o Cruzeiro nos últimos três anos com o atual momento do clube é, no mínimo, infundada. Para se ter uma ideia, nas duas últimas temporadas, na 18ª rodada da Série B, a Raposa não havia alcançado a marca de 20 pontos.
Neste ano, líder da competição de pontos corridos, o Cruzeiro soma 41 pontos, seis de frente para o segundo colocado, ainda que com um jogo a menos. Se vencer o CSA na noite desta quarta-feira (20), às 19h, no estádio Rei Pelé, o clube mineiro vai igualar o recorde do Vitória como melhor campanha do primeiro turno.
Contudo, não será um confronto fácil. No ano passado, por exemplo, o Cruzeiro perdeu os dois jogos que fez contra o CSA pelo mesmo placar: 2 a 1 em Maceió e em Belo Horizonte. Já em 2020, o clube alagoano venceu sua partida em casa por 3 a 1, e empatou com a Raposa.
A partida desta noite entre alagoanos e mineiros vale muito, para ambos os lados. O CSA precisa da vitória para escapar da zona de rebaixamento. Com o resultado positivo, o time, invariavelmente, deixa a lista dos quatro últimos colocados.
Já o Cruzeiro quer aproveitar uma rodada favorável para ampliar ainda mais sua vantagem na ponta da tabela. Caso conquiste a vitória, o clube estrelado abrirá nove pontos para o Vasco, segundo colocado, e, ainda mais importante, 16 de frente para o quinto, o Tombense.