Perto de nova Copa do Mundo, Fifa suspende duas federações e torcida brasileira é avisada

O mundo todo já está em clima de preparação para a próxima edição da Copa do Mundo de Seleções, que acontecerá na metade de 2026 no Estados Unidos, México e Canadá. Já pensando no torneio, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), promoveu a suspensão de duas federações que não poderão mais participar de eventos internacionais.

Apesar de ter sido uma notícia que pegou todo mundo de surpresa, os brasileiros pode ficar aliviados de certa forma, afinal, as federações excluídas foram a República do Congo (FECOFOOT) e do Paquistão (PFF). De acordo com o comunicado emitido pela entidade máxima do futebol, a decisão foi tomada em decorrência de alegações de violação de estatutos e outras interferências externas.

Ainda segundo as informações presentes no comunicado da FIFA, FECOFOOT descumpriu uma das obrigações previstas no estatuto, nesse caso, a ingerência de terceiros. A entidade complementou afirmando que a suspensão só será retirada caso a federação retome o controle de sua sede e instalações, sem participação de terceiros.

Já no lado paquistanês, a PFF foi punida por não aprovar mudanças na constituição, que, segundo o comunicado, garantiriam “eleições verdadeiramente justas e democráticas”. Assim como a federação congolesa, a suspensão ainda tem a possibilidade de ser revogada, no entanto, precisará aprovar o texto constitucional proposto pelas entidades máximas.

Outro país também foi excluído da Copa do Mundo de 2026

Além da República do Congo e do Paquistão, outro país também teve a sua participação excluída da Copa do Mundo de 2026, pela FIFA, dessa vez, sendo um caso bem mais conhecido e com maior repercussão mundial. Assim como aconteceu nas Olimpíadas, a Rússia também não participará do maior torneio de futebol no mundo, em decorrência da invasão à Ucrânia.

Comentários estão fechados.