O que falta para o Cruzeiro ter a melhor campanha da Série B 2022?
Com o acesso praticamente sacramento à elite do futebol brasileiro de 2023, o Cruzeiro, até aqui, soma 57 pontos; dez a mais do que o segundo colocado, o Bahia, e, ainda mais fundamental, 19 pontos de margem para o Londrina, primeiro clube fora do grupo de classificação.
A vantagem confortável na tabela faz com que o torcedor, acostumado com glórias, almeje novas conquistas na temporada. O título é uma delas. Atualmente, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa tem pouco mais de 95% de chances de levantar a taça no final da temporada.
Além disso, se mantiver os 73% de aproveitamento até a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terminará a temporada com a segunda melhor campanha da história da segunda divisão nacional, atrás apenas do Corinthians de 2008.
A campanha do Corinthians naquele ano
Naquele ano, o Timão, comandado por Mano Menezes, teve um desempenho de 74,5% e terminou a temporada com 85 pontos. Ao todo, foram 25 vitórias, dez empates e apenas três derrotas. Uma campanha, de fato, histórica do clube paulista.
Para superar o Corinthians, o Cruzeiro precisa de nove vitórias e um empate nas 12 partidas restantes. Até o momento, o clube estrelado tem 17 vitórias, seis empates e três derrotas. Porém, sabe-se que o objetivo da Raposa na temporada é o acesso.
De acordo com cálculos do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro tem 99,99% de chance de garantir o acesso no final de temporada. Para os especialistas, 63 pontos serão suficientes para se classificar à Série A de 2023.
Desta forma, o Cruzeiro precisa de mais dois triunfos para sacramentar uma vaga na elite do futebol brasileiro. O clube celeste irá encarar, fora de casa, o Sampaio Corrêa e, em seguida, volta à capital mineira para dois jogos diante da sua torcida: Criciúma e Operário.
Portanto, o acesso do Cruzeiro seguramente virá em setembro e, ao que tudo indica, logo na primeira semana do mês. Vale destacar que o período, coincidentemente, será o mesmo que Ronaldo estará no Brasil. O gestor irá acompanhar a partida contra o Criciúma, em 04 de setembro, no Gigante da Pampulha, naquele que pode ser o jogo do acesso.