FIFA pode realizar nova mudança drástica no número de seleções para a Copa do Mundo 2030
A Fifa estuda fazer uma nova mudança no formato da Copa do Mundo, que seria aplicado a partir da edição de 2030 no Mundial com sede em Portugal, Espanha e Marrocos, com partidas inaugurais sendo disputadas em Argentina, Paraguai e Uruguai. A ideia é que o torneio passe a ter 64 seleções participantes, como uma forma de homenagear os 100 anos da competição.
No dia 6 de março, a própria Fifa confirmou através dos seus canais oficiais que a possibilidade está sendo discutida pela diretoria. É importante ressaltar que a Copa do Mundo vinha sendo disputada por 32 seleções, mas esse número foi aumentado para 48 para a próxima edição de 2026, que vai acontecer nos Estados Unidos, México e Canadá.
“Uma proposta para analisar a possibilidade de uma Copa do Mundo com 64 times para celebrar o centenário da competição, em 2030, foi levantada de forma espontânea durante a reunião do Conselho da Fifa, no final do evento ocorrido em 5 de março. A ideia foi acolhida pela Fifa, que tem o dever de analisar qualquer proposta feita por qualquer um dos países que são membros de seu Conselho” , disse um porta-voz da Fifa à agência Reuters.
FIFA quer aumentar número de seleções na Copa do Mundo
A proposta teria sido apresentada pelo presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignácio Alonso, de acordo com informações do jornal ‘The New York Times’. Na reunião, os participantes teriam ficado surpreendidos com a ideia, mas o presidente da Fifa, Gianni Infantino, gostou do que ouviu. “O Sr. Infantino descreveu a proposta como ‘interessante’ e afirmou que ela deveria ser analisada a fundo”, relatou o jornal.
Comentários estão fechados.