Áudio do VAR é liberado pela CBF e acaba polêmica do jogo entre Fortaleza x Cruzeiro
O Cruzeiro conseguiu uma grande vitória sobre o Fortaleza no final de semana passado, em jogo atrasado da 30ª rodada do Brasileirão. A Raposa superou o rival por 1 a 0, com gol do atacante Bruno Rodrigues. O lance, contudo, gerou muita reclamação do time cearense.
O fato é que a CBF divulgou o áudio do VAR da partida para acabar com qualquer tipo de polêmica. De acordo com a entidade, o início da análise foi determinar, a partir do uso das linhas virtuais, os pontos do corpo dos jogadores envolvidos na jogada.
VAR explica gol legal do Cruzeiro e Fortaleza vai chorar as pitangas com esse aúdio
Do Fortaleza, foi escolhido a ponta do pé esquerdo do defensor, quando a do atacante do Cruzeiro foi a “parte legal” do braço esquerdo. A explicação para confirmar o gol celeste foi que, após o VAR traçar as linhas horizontais e verticais em relação aos dois jogadores, elas se sobrepuseram. Portanto, lance legal e gol confirmado.
“Elas se sobrepuseram. Quando elas se sobrepõem, elas se transformam na cor azul, que beneficia o ataque. Por mais que eu tenha impressão que o corpo do atacante está à frente, a referência da linha azul é terrestre. As referências aéreas (linhas vermelhas e azul) já foram traçadas – disse Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem.
Em seguida, Seneme citou que a linha horizontal amarela até é uma referência. Porém, é a vertical que mais importa, já que traça a posição de análise dos atletas no lance.
“Quando a gente vê ela cortando o jogador, ela não está cortando o jogador. É só uma referência. Ela está cortando o chão. A única linha de referência para o local que você quer colocar no corpo do jogador é a linha azul”, explicou.
O fato é que a vitória representou um certo alívio para o Cruzeiro. Apesar do empate diante do Vasco, pode-se dizer que o saldo da Data-FIFA foi positivo para a Raposa. O time somou quatro dos seis pontos possíveis.
Restam apenas mais quatro rodadas para o fim do Brasileirão e, neste momento, a Raposa tem três pontos de vantagem em relação à zona de rebaixamento. A próxima partida será fora de casa, contra o Goiás. Este jogo acontecerá na segunda-feira (27), às 21h.
Comentários estão fechados.