7 jogadores brasileiros que podem chegar de graça ao Cruzeiro em 2023
Com o acesso à Série A do Brasileirão praticamente sacramentado, o Cruzeiro já se prepara para iniciar o planejamento da próxima temporada. O clube estrelado entra em campo neste domingo para encarar o Criciúma, às 16h, no Mineirão. Uma vitória deixará o time de Paulo Pezzolano com 61 pontos, restando ainda dez rodadas para o fim do campeonato nacional.
Vale destacar que são esperados mais de 61 mil torcedores no Gigante da Pampulha. Em outras palavras, o Mineirão vai tremer! Confirmada a expectativa, será o recorde de público do Cruzeiro na atual temporada da Série B do Campeonato Brasileiro.
As projeções matemáticas apontam que o Cruzeiro tem, hoje, antes de entrar em campo, 99,999% de chances de conquistar o acesso no final da temporada. Por isso, Ronaldo e sua equipe não vão perder tempo e iniciarão, em breve, as movimentações no mercado da bola.
Em um primeiro momento, o clube precisa definir quais jogadores do atual elenco irão permanecer para o ano que vem. Ao todo, 13 atletas da Raposa estão com contrato previsto somente até o final desta temporada. Vale destacar alguns deles, como o Matheus Bidu, Neto Moura, Wilian Oliveira, Zé Ivaldo, além do jovem Jajá.
As opções de mercado para o Cruzeiro
Contudo, como o próprio Paulo Pezzolano já destacou em outras entrevistas, o Cruzeiro, se quiser ser competitivo na Série A do ano que vem, terá que reforçar o elenco com algumas peças pontuais. Ao certo, pode-se dizer que a Raposa precisa, dentre outras coisas, de um meia.
Atualmente, o único jogador do Cruzeiro com a característica de armador é o meia Chay, mas, desde que chegou ao clube, nesta janela de transferências, não se firmou. Porém, o mercado atual anda escasso de jogadores disponíveis para a posição.
Recentemente, Diego Ribas, camisa 10 do Flamengo, anunciou que deixará o clube no final do ano, porém, dificilmente atuará por uma outra equipe no futebol brasileiro. Deve-se destacar, no entanto, a influência de Ronaldo, que, se enxergar no jogador um bom nome para a Raposa, fará de tudo para trazê-lo ao Cruzeiro.
Para o setor defensivo, o Cruzeiro pode buscar mais uma peça para fazer dupla com Lucas Oliveira, que certamente será titular na Série A. Uma das opções é o ítalo-brasileiro Bruno Uvini. Revelado pelo São Paulo, o jogador rodou o mundo, mas na última temporada esteve no futebol japonês.
O lateral-direito William de Asevedo, que surgiu no Internacional, mas construiu sua carreira na Alemanha, pode ser um outro nome para o Cruzeiro. Ele está sem contrato desde o final da última temporada na Europa, em julho. Para o setor de meio-campo, o volante Wellington, do Fluminense, terá o seu contrato encerrado no final desta temporada.
Tem-se ainda o atacante Wellington Nem, que chegou a vestir a camisa do Cruzeiro na temporada passada. O jogador estava no futebol português, porém, não teve o vínculo renovado para a atual temporada.
Por fim, o meio-campista Jefferson, de 28 anos, que estava no futebol português, não renovou o contrato. A mesma situação do volante Filipe Augusto, porém, sua última equipe foi nos Emirados Árabes.
Diante de poucas opções, o Cruzeiro, em um primeiro momento, deve olhar para dentro da Toca e assegurar alguns jogadores habituados com Pezzolano e que estão sendo decisivos nesta campanha da Série B do Campeonato Brasileiro.