Cruzeiro faz contratação fundamental para o restante da Série B 2022

O torcedor do Cruzeiro que assistiu à vitória celeste, por 4 a 0, sobre o Náutico, em jogo da penúltima rodada da Série B do Brasileirão, deve ter reparado que o time melhorou de forma considerável o seu desempenho em bola parada. Nos escanteios, por exemplo, notou-se um grande arsenal de jogadas ensaiadas; uma delas originou o gol de Eduardo Brock

Não apenas em cobranças no quarto de círculo, as faltas perto da área adversária também trouxeram alguns requintes de ensaio. A mudança não foi à toa. O Cruzeiro revelou que tem um novo membro em sua comissão técnica. Trata-se do uruguaio Manuel Ramas. 

Especialista em bolas paradas, o compatriota de Pezzolano está junto ao elenco há cerca de um mês. A informação foi revelada durante esta semana pelo comandante estrelado em entrevista à Ronaldo TV. O técnico da Raposa explicou a movimentação feita pelo clube. 

“Agora somamos outro uruguaio, Manuel Ramas. Ele vivia na Espanha, me ajudou muito quando trabalhei no Pachuca. O diretor esportivo, à época, Marco Garcéz, me falou um dia que trabalhava com bolas paradas, laterais com um cara especialista para isso. E ficou na minha cabeça. O treinador não pode estar em tudo, necessita de especialistas”, disse. 

O trabalho de Manuel Ramas no Cruzeiro

A primeira aparição de Ramas junto ao Cruzeiro foi na partida diante da Chapecoense, no Mané Garrincha, em Brasília. O especialista também esteve presente na goleada por 4 a 0 sobre o Náutico, no Independência. No jogo, aliás, ficou evidente o trabalho do profissional. 

Ainda no primeiro tempo, viu-se uma melhora considerável nas cobranças de escanteio da Raposa. Chances foram criadas a partir de jogadas ensaiadas até o gol de Eduardo Brock. Na oportunidade, a bola foi alçada na segunda trave, Zé Ivaldo escorou, e o capitão concluiu para o fundo das redes.

Contudo, um outro fato pode ter passado despercebido pela torcida: o aproveitamento do clube em cobranças de laterais. Pezzolano detalhou o aproveitamento. “Por exemplo, de 30 laterais, perdíamos a bola em 60%. Quando ele chegou, nos dois primeiros jogos perdemos apenas duas ou três bolas de 30. Impressionante”, destacou o treinador.

Ramas é o quinto uruguaio a compor a comissão técnica de Paulo Pezzolano. O treinador enfatizou que o processo é gradativo. “Ficamos um ano nos falando, para fazer bola parada, tiro lateral. Por sorte, está dando certo, é um trabalho devagar. Não é de um dia para o outro”, concluiu. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.