STJD toma decisão em julgamento de Eduardo Brock e surpreende torcida do Cruzeiro
O zagueiro e capitão do Cruzeiro, Eduardo Brock, foi julgado, nesta terça-feira (16), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por conta de sua expulsão no jogo contra o Bahia. O defensor celeste poderia pegar um gancho de até três jogos, tendo já cumprido o primeiro.
Brock foi enquadrado no Artigo 50 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que aborda a temática de “impedir de qualquer forma, em contrariedade às regras de disputa do jogo, uma oportunidade clara de gol, pontuação ou equivalente”.
No lance em questão, Eduardo Brock, após ser driblado pelo atacante do Bahia, que partiu cara a cara com Rafael Cabral, fez a falta no setor de meio-campo. O jogo, neste momento, estava empatado. Pouco depois, o Cruzeiro marcou com Stênio e segurou a vantagem.
Qual a sentença do STJD sobre o caso Eduardo Brock?
Peça fundamental no esquema de Pezzolano, que atua com uma linha defensiva formada por três zagueiros, Eduardo Brock poderia ficar de fora da partida contra o Grêmio, próximo adversário do clube estrelado na Série B do Brasileirão. O tempo verbal garante, no entanto, que ele não ficará de fora do confronto.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva entendeu que o lance da expulsão não excedeu o limite do esporte e, por isso, manteve apenas um jogo de suspensão para o defensor. Brock já cumpriu a determinação de forma automática no empate do Cruzeiro com o Brusque.
Vale lembrar que Pezzolano será julgado pelo Tribunal no dia 24 de agosto, por conta de sua expulsão no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador pode pegar até seis jogos de suspensão. Contudo, por ser a primeira ação do comandante no STJD, ele deve ficar mesmo com o gancho de apenas uma partida.
Contudo, pouco tempo depois, Pezzolano voltou a ser expulso de campo, desta vez, em jogo da Série B do Campeonato Brasileiro, contra o CSA. Um segundo julgamento do treinador no STJD pode sim levar ao gancho de mais jogos.
O próximo compromisso do Cruzeiro
Sabe-se, ao certo, que, com Pezzolano no banco de reservas e Eduardo Brock entre os titulares, o Cruzeiro viaja a Porto Alegre para encarar o Grêmio, no próximo domingo (21), às 16h, horário nobre do futebol brasileiro. A rodada pode ser decisiva para a Raposa na Série B.