São Paulo acerta contratação de ex-lateral do Cruzeiro
O São Paulo anunciou nos instantes finais da janela de transferências, encerrada na última segunda-feira (15), a contratação do lateral-direito Rafael Luiz, ex-Cruzeiro. O jogador esteve na Toca da Raposa entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021. Porém, não conseguiu espaço no time.
Em sua passagem pelo Cruzeiro, Rafael Luiz fez, ao todo, apenas 13 partidas, atuando sob o comando de Ney Franco e Luiz Felipe Scolari; não balançou as redes. Após deixar o clube estrelado, o lateral foi anunciado pelo Bragantino, onde atuou na temporada passada.
Anunciado pelo São Paulo, Rafael Luiz, ao que tudo indica, irá integrar o grupo Sub-20 do clube. O Tricolor precisou se movimentar no mercado em busca de uma peça para substituir o atleta Pajé. O jovem jogador precisou passar por uma cirurgia após lesão no tornozelo.
A carreira de Rafael Luiz, ex-Cruzeiro
Apesar de não ter tido uma boa passagem pelo Cruzeiro, Rafael Luiz já foi destaque em alguns clubes. O atleta, aliás, no ano passado, foi convocado pelo técnico André Jardine, da Seleção Brasileira sub-20, na última fase de preparação para o Sul-Americano da categoria.
À época, o jogador se juntou ao elenco na Granja Comary para disputar partidas amistosas. Rafael Luiz foi titular nos três jogos feitos pela equipe. Desde o início do ano, após o final do período de empréstimo com o Bragantino, o lateral passou a integrar o elenco da Ferroviária.
Ao certo, ainda que suas aventuras no futebol profissional não tenham sido de grandes destaques, Rafael Luiz possui uma experiência considerável para a pouca idade. No time Sub-20, por exemplo, são poucos os atletas que passaram pelo futebol profissional.
Em sua carreira, o jogador conquistou o Campeonato Pernambucano em duas categorias: no Sub-20 e no Sub-17. Ambas as conquistas foram quando Rafael Luiz defendia as cores do Sport, em 2019. O desempenho do atleta nas competições chamou atenção do Cruzeiro.
Além disso, Rafael Luiz, quando esteve junto à Seleção Brasileira Sub-20, conquistou o título do torneio amistoso disputado na Granja Comary. O jogador, aliás, comentou, à época, sobre a oportunidade de vestir a camisa amarelinha.
“Um período fantástico. Estar com a seleção foi a realização de um sonho. Aprendi e evolui muito. A comissão técnica tem um estilo de jogo bem definido e acredito que saio desse ciclo, mesmo que curto, ainda mais maduro e inteligente como atleta”, disse.