Quando começa o Campeonato Mineiro 2023?
De pouco a pouco, o Cruzeiro vai conhecendo os caminhos a serem trilhados em 2023. A começar pelo Campeonato Mineiro, que teve o regulamento divulgado nesta segunda-feira (24). A saber, será um torneio repleto de novidades.
De antemão, vale destacar que a competição estadual terá início no dia 21 de janeiro. Além disso, o torneio contará, pela primeira vez na história, com a tecnologia do VAR em todas as partidas. A Federação Mineira de Futebol vai custear o equipamento.
Mudanças no Campeonato Mineiro
No entanto, a mudança mais significativa está no formato em si da competição. Na fase inicial, os 12 times serão divididos em três grupos com quatro participantes. A exemplo do Paulista, as equipes irão enfrentar os adversários das outras chaves. Confira os grupos!
- Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
- Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
- Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga
Ao final da primeira sequência de jogos, os três primeiros de cada grupo vão avançar para a fase eliminatória, assim como o melhor segundo colocado geral. Neste momento da disputa, as equipes vão se enfrentar nas semifinais e finais, em jogos de ida e volta. Vale destacar que o novo formato será mantido por, pelo menos, dois anos.
Por outro lado, dois times serão rebaixados para o Módulo 2 do Mineiro. Um detalhe: o descenso será decidido entre as três equipes de pior campanha na fase inicial. Os clubes irão se enfrentar em um triangular final.
O Troféu Inconfidência segue mantido e será disputado entre os times que terminarem a fase inicial do quarto ao oitavo colocado geral. Destaque para os novatos deste ano: Ipatinga e Democrata SL, que conquistaram o acesso no Módulo 2.
Como dito, o novo formato permanecerá por, pelo menos, dois anos. A mudança foi orquestrada pelos três principais times do estado: Cruzeiro, América e Atlético. O objetivo era reduzir as datas para a disputa do Campeonato Mineiro.
Comentários estão fechados.