Zé Ricardo age diferente de Pepa no Cruzeiro e jogadores da base comemoram

Quando o Cruzeiro anunciou a contratação de Zé Ricardo, no início de setembro, um fator animou a torcida celeste. Ao longo de sua carreira, o técnico ficou conhecido por utilizar as categorias de base dos clubes e alcançar jovens ao profissional. 

Não custa lembrar que Pepa, seu antecessor na Raposa, foi duramente criticado por não dar chances aos jovens talentos do Cruzeiro. O português morreu abraçado a Mateus Vital e companhia. 

O fato é que Zé Ricardo também está sendo cobrado por não acionar os jovens garotos das categorias de base. Na última partida do Cruzeiro, por exemplo, derrota por 2 a 1 diante do Internacional, o treinador sequer relacionou o atacante Fernando, artilheiro do Sub-20.

Mas, afinal, Zé Ricardo usa ou não a base?

Ao todo, Zé Ricardo já comandou o Cruzeiro em nove partidas. Foram apenas três vitórias, dois empates e quatro derrotas; isto é, um aproveitamento ligeiramente superior a 40%.

Um detalhe interessante é que em todos os nove jogos com o Cruzeiro até aqui, Zé Ricardo promoveu a entrada de jogadores oriundos das categorias de base. Por outro lado, a maior parte das substituições aconteceu depois dos 30 minutos do segundo tempo. 

Os jogadores mais acionados foram Ian Luccas e Kaiki. Além deles, Stênio, Robert, Japa e Fernando também foram utilizados por Zé Ricardo. 

O Cruzeiro voltará a campo neste sábado (11), às 16h, para encarar, fora de casa, o Coritiba, em jogo da 34ª rodada do Brasileirão. De acordo com informações do jornalista Samuel Venâncio, Zé Ricardo fará alterações no time titular. 

A tendência é para a entrada de Rafael Elias, deslocando Matheus Pereira para uma função mais livre no meio-campo e acionando dois jogadores de velocidade pelas laterais. Tudo leva a crer que Bruno Rodrigues e Arthur Gomes. 

Confira como Zé Ricardo tem usado os Crias da Toca

  • Santos x Cruzeiro – Ian Luccas (48 minutos 2º Tempo) 
  • Fluminense x Cruzeiro – Stênio (33 minutos 2º Tempo) 
  • Cruzeiro x América – Kaiki (38 minutos 2º Tempo) 
  • Cuiabá x Cruzeiro – Ian Luccas (40 minutos 2º Tempo) 
  • Cruzeiro x Flamengo – Ian Luccas (Desde o início) Kaiki e Fernando (39 minutos 2º Tempo) 
  • Atlético x Cruzeiro – Kaiki (início) Japa (15 minutos 2º Tempo) 
  • Cruzeiro x Bahia – Ian Luccas (47 minutos 2º Tempo) 
  • São Paulo x Cruzeiro – Robert (42 minutos 2º Tempo) 
  • Cruzeiro x Internacional – Ian Luccas e Robert (34 minutos 2º Tempo)     

Comentários estão fechados.