Urgente: Globo decide pôr ponto final e demite toda a Central do Apito

Pode isso, Arnaldo? A Globo decidiu extinguir a participação de especialistas de arbitragem em transmissões de futebol. A informação foi revelada inicialmente pelo site Notícias da TV. O fato é que, com o encerramento do quadro Central do Apito, a emissora, pela primeira vez desde 1989, não terá ex-árbitros comentando lances polêmicos nos jogos.

Desta forma, a Globo preparou uma lista de dispensa, que inclui o casal de ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo. Janette Mara Arcanjo, da Globo Minas, também deve ser desligada do quadro de analistas de arbitragem da emissora. 

O único que se salvou da demissão em massa foi Paulo César Oliveira, que seguirá com o grupo, mas apenas para participações em programas esportivos da casa, o que inclui o canal fechado SporTV

Por que a Globo acabou com a Central do Apito?

De acordo com a matéria, a Globo entendeu que o quadro da Central do Apito não fazia bem à imagem da emissora. Conforme pesquisas internas, a aceitação do público era baixa. Os telespectadores apontaram que as opiniões dos especialistas eram protecionistas aos erros de arbitragem, ironizando o quadro como ‘Central do Amigo’.

O departamento de comunicação da Globo lançou uma nota para explicar a decisão. No texto, a emissora alega que a implantação do VAR foi crucial para a decisão de encerrar o quadro de arbitragem. Confira, a seguir, o comunicado:

“Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”.

Comentários estão fechados.