Tudo o que você precisa saber da investigação do STJD na Série B 2022

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) espera que o Ministério Público auxilie na investigação de casos de manipulação de resultados nos Brasileiros das Séries A, B e C. O objetivo da Corte é receber dados de apurações feitas e enviar outras informações que foram obtidas em inquéritos da Justiça Desportiva.

Apenas na Série B do Brasileirão de 2022, o Ministério Público de Goiás tem indícios de que houve manipulação de resultados em pelo menos três jogos da última rodada. São eles: Criciúma x Tombense, Sampaio Corrêa x Londrina e Vila Nova x Sport.

STJD investiga novos casos nas Séries A, B e C

No entanto, o escândalo não se restringe à Série B. Ao todo, seriam sete partidas a serem investigadas pela procuradoria do STJD, com jogadores como alvo. Isso porque, o órgão já instaurou cinco inquéritos para apurar possíveis manipulações de arbitragem em jogos, sendo só um sobre a mesma partida alvo do Ministério Público. 

Cumpre destacar que, até o momento, não há indício de envolvimento dos clubes no esquema. Em caso de comprovação de culpa, os atletas podem ser punidos com severas suspensões pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O fato é que a procuradoria do STJD deve enviar dados das investigações para o respectivo MP de cada estado. Isso porque, as autoridades públicas têm um maior poder de apuração dos casos, afinal de contas, podem quebrar sigilos telefônicos e bancários.

Comentários estão fechados.