Torcedor vai além e cria jogo de cartas especial do Cruzeiro
A história recente do Cruzeiro daria para ser escrita em um clássico livro de romance, afinal, tem todos os requisitos para uma trama envolvente. A nau naufragada no ano de 2019, sob o comando de timoneiros entorpecidos pelo poder. O resgate heroico da embarcação pelo destemido navegante e, ainda de quebra, um laço de amor por uma tripulação audaciosa.
Bom, um grupo de torcedores do Cruzeiro decidiu, se não escrever o livro, contar a história do Cruzeiro na temporada de uma forma, digamos, inusitada. Um baralho RPG foi criado para detalhar o ano de 2022 e também relembrar personagens memoráveis do clube estrelado.
Nas redes sociais, sobretudo no Twitter, muito se falava nas ‘cartas anti-zica’. Isto é, sempre que um torcedor fazia um comentário sobre o desempenho do Cruzeiro, por exemplo, ‘hoje é 3 a 0’, logo uma figura para não dar azar ao clube era posta à mesa. Geralmente, a imagem é de algum profissional da Raposa, por exemplo, Pezzolano.
O baralho RPG do Cruzeiro
No entanto, o grupo de torcedores da Raposa foi além e criou um jogo de RPG. Com isso, cada uma das cartas conta a sua história, reunindo todas em um baralho, tem-se grandes capítulos do passado e do presente do clube estrelado.
Dentre as cartas está a do ‘Príncipe Dirceu Lopes’. A descrição diz: “um dos maiores ícones da Nação Azul, responsável por diversas vitórias grandiosas dessa nação”. De fato, com a camisa celeste, além de títulos expressivos, Dirceu Lopes fez 229 gols em 608 jogos. Ele é o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Tostão, com 245.
É claro que não poderia faltar a carta de Ronaldo, ou melhor, do ‘Salvador Celeste’, que, no jogo criado, também é conhecido como Rei Fenomenal. Nascido no berço azul, suas habilidades lhe renderam reconhecimento no mundo inteiro.
Plínio Barra, um dos criadores do baralho, explicou, em entrevista ao gE, um pouco do funcionamento do jogo. “Não deixa de ser um jogo de baralho, mas com algumas regras um pouco diferentes. Tem o ataque, a defesa, uma magia ali”, disse.
Os atletas do Cruzeiro, cada um deles, possuem uma carta específica que evidenciam as suas principais características. Destaque para Rafael Cabral, Lucas Oliveira, Neto Moura e, é claro, Paulo Pezzolano, o grande estrategista.