Saiba tudo sobre os estádios da Copa do Mundo no Catar 2022

Uma boa notícia aos amantes do futebol: a Copa do Mundo do Catar está batendo na porta! O maior torneio internacional do esporte terá início em 20 de novembro. Até lá que a bola role, cabe destacar algumas curiosidades sobre o país sede do mundial. 

Reconhecido por sua arquitetura futurista e moderna, o Catar promete revolucionar a Copa do Mundo com estádios luxuosos e exuberantes. Ao todo, serão oito palcos para os jogos do torneio da Fifa. Todos com requintes de especificidades.

Eis os estádios que vão receber as partidas da Copa do Mundo: Khalifa International, Al Bayt, Al Janoub, Ahmad Bin Ali, Al Thumama, Education City, 974 e o Lusail, palco da abertura e do encerramento da competição. 

Uma curiosidade interessante é que todos eles estão separados por uma distância de, no máximo, 70 quilômetros. Ou seja, as ruas serão tomadas por uma multidão de torcedores dos mais diversos países, tendo em vista a proximidade dos estádios.

Confira alguns detalhes dos estádios da Copa do Mundo

A começar pelo Khalifa International, o único estádio que não foi erguido exclusivamente para a Copa do Mundo. Além das inovações tecnológicas, vale destacar que a arena foi pensada para ser “desmontável”, já que alguns estádios passarão por obras após o torneio, dando lugar, por exemplo, a hotéis luxuosos. 

Estadio Khalifa
Estádio Khalifa. Foto: Reprodução.

Al Janoub é um modesto estádio, mas repleto de símbolos luxuosos do país. O espaço lembra os ‘dhow’, tradicionais barcos de pesca de pérolas e pode comportar até 40 mil pessoas. Al Bayt, por sua vez, tem capacidade para até 60 mil torcedores. A arena é coberta com uma ‘tenda’, em referência às tendas usadas pelos nômades árabes. 

Estadio Al Janoub
Al Janoub. Foto: Reprodução.
Estádio Al Bayt. Foto: Reprodução.
Estádio Al Bayt. Foto: Reprodução.

Ahmad Bin Ali era um antigo estádio do país. No entanto, foi amplamente reformado para a Copa do Mundo. Sua fachada representa a família, o deserto, a flora e a fauna nativa. Al Thumama lembra um chapéu tradicional da região, usado por homens adultos. No futuro, um hotel fará parte da estrutura, após a redução da metade do estádio. 

Estadio Ahmad Bin Ali
Estádio Ahmad Bin Ali. Foto: Reprodução.
Estadio Al Thumama
Al Thumama. Foto: Reprodução.

Education City traz uma decoração com áreas verdes. Após o mundial, os bancos excedentes serão dotados, uma vez que os 40 mil lugares serão reduzidos para 25 mil. 974 remete a contêineres na fachada, em homenagem ao comércio local.

Estadio Education City
Estádio Education City. Foto: Reprodução.
Estadio 974
Estádio 974. Foto: Reprodução.

Por fim, o Lusail, palco da grande final da Copa do Mundo do Catar, a ser realizada em 18 de dezembro. O maior estádio do país, com capacidade para 80 mil torcedores. Repleto de símbolos da cultura árabe, no futuro, o espaço será um centro comunitário.

Estadio Lusail
Estádio Lusail. Foto: Reprodução.

Comentários estão fechados.