Ronaldo Fenômeno: Qual o tamanho da fortuna do sócio do Cruzeiro?

Desde que assumiu o Cruzeiro, ao se tornar dono de 90% das ações da SAF do clube celeste, Ronaldo trouxe para si a missão de reerguer o gigante do futebol brasileiro. Dentro de campo, as coisas caminham para o rápido acesso, fora dele, a situação é mais delicada. 

Mas o gestor, enquanto empresário, conhecia os riscos e benefícios de comprar o Cruzeiro. Aliás, pode-se dizer que foi um investimento seguro que Ronaldo fez. Isso porque, após os dois anos apáticos na Série B do Brasileirão, o clube celeste estava, digamos, desvalorizado. 

Com isso, a expectativa do gestor é de em médio e longo prazo gerar receita com a Raposa. Ronaldo, na verdade, desde que pendurou as chuteiras, se debruça no mundo dos negócios para aumentar o seu patrimônio, que, de acordo com o jornalista Jorge Nicola, em texto de sua coluna, é superior a casa de R$1 bilhão, incluindo, é claro, seus investimentos na XP. 

Onde Ronaldo investe o dinheiro?

Ao certo, Ronaldo tem um vasto catálogo de atuação. O grupo R9 é responsável por nove empresas, contando com a SAF do Cruzeiro. As demais são: Valladolid, Fenômenos Podcast, Ronaldo TV, Beyond, Octagon, Oddz, R9 Gestão Patrimonial e Fundação Ronaldo.

Gabriel Lima, CEO da XP Investimentos e um dos responsáveis por trazer Ronaldo ao clube, em entrevista ao Superesportes, revelou que o faturamento anual do grupo R9 gira na casa dos R$400 milhões. Além disso, o gestor afirmou que todas as empresas fecharam o último ano com balanço positivo. 

A declaração surpreende pela recuperação do Valladolid, da Espanha. O clube tinha dívidas superiores a 300 milhões de euros. Três anos depois, de acordo com Gabriel Lima, as pendências estão praticamente quitadas. Ronaldo detém ainda 95% dos direitos econômicos do elenco e, com isso, consegue gerar receita para o grupo. 

O Real Valladolid, na verdade, foi o primeiro clube adquirido por Ronaldo. À época, o Fenômeno pagou cerca de 30 milhões de euros. Hoje, estima-se que o time da Espanha valha, pelo menos, quatro vezes mais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.