Ronaldo está ganhando tanto dinheiro que o Cruzeiro poderia virar o “novo Real Madrid”
O Cruzeiro está mais rico do que imaginava e possui um dono com faturamento que pode deixar a Raposa nas condições do Real Madrid. A frente da SAF do Cruzeiro desde o começo de 2022, Ronaldo Fenômeno é dono de 90% das ações e vem realizando trabalho de organização das finanças do clube.
Em entrevista recente, Gabriel Lima, líder do comitê de transição do Cruzeiro para Sociedade Anônima do Futebol, revelou que as empresas de Fenômeno possuem faturamento anual superior a R$ 400 milhões. De acordo com o dirigente, o ex-atacante é líder de oito empresas que forma o conglomerado. São elas: Fundação Fenômeno, R9 Gestão Patrimonial, Oddz, Octagon, Beyond, Ronaldo TV, Fenômenos Podcast e o clube espanhol Real Valladolid.
Aposentado do futebol desde 2011, R9 possuí longa carreira como empresário, mas ficou mais conhecido após a compra do Cruzeiro em 2022. “Ronaldo como jogador dispensa apresentações, mas como empresário começou a ser conhecido há pouco tempo. O grupo R9 é composto por algumas empresas. Fundação Fenômeno, uma ONG. R9 Gestão Patrimonial, que é uma empresa de gestão de ativos. A Oddz é um grupo de agências vinculado à parte de marketing esportivo. Tem a Octagon, uma agência de marketing esportivo. Tem a Beyond, produtora de conteúdo. Tem o Ronaldo TV, canal dele no YouTube, o Fenômenos Podcast e o Valladolid, primeira aquisição de clube de futebol”, afirmou Gabriel Lima.
Com o objetivo de organizar as contas do clube, Gabriel Lima explicou como foi feito o trabalho no Valladolid, que tinha dívidas grandes e estrutura defasada. “Em três anos temos uma dívida praticamente zerada, temos a propriedade dos direitos econômicos de 95% do elenco e fizemos investimentos ao redor de R$ 80 milhões na melhoria da infraestrutura. Existe um plano de reformulação do estádio e de construção do novo CT com recursos da operação”, concluiu o dirigente.
De volta a Série A em 2023, o Cruzeiro passa por momento parecido, mas está com turbulência na temporada, sem vencer há seis jogos. A Raposa volta a campo no próximo domingo (27), diante do Grêmio, pela 21° rodada do Brasileirão, às 19 horas, em Porto Alegre.
Comentários estão fechados.