Rival do Cruzeiro dá vexame na Série A e sofre com risco de ficar de fora da Libertadores 2023

Após a derrota para o Avaí por 1 a 0, no sábado (17), na Ressacada, o Atlético está cada vez mais longe de disputar a Libertadores do ano que vem. O clube passa por uma má fase, mesmo após gastar milhões e trazer Cuca de volta ao comando.

Antes da última rodada do Brasileirão, o Galo tinha 33,1% de chances de disputar a competição mais prestigiada do continente, em 2023. Porém, com a derrota para a equipe catarinense, que ocupa a zona de rebaixamento da competição, as chances diminuíram. O número caiu para 24,1%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

De acordo com a mesma fonte, a meta de pontuação para jogar a Libertadores é de 59 pontos. Ao alcançá-la, as equipes possuem 97,07% de chances.

O Atlético está em sétimo lugar, com 40 pontos. Dito isso, precisa fazer mais 19 pontos em 11 rodadas. Ou seja, terá que ganhar mais seis e empatar uma partida, pelo menos. 

Notícia boa para os atleticanos

Com o iminente aumento das vagas para a Libertadores, as chances do Galo só aumentam. A possibilidade do G-6 acabar se tornando um G-7, ou G-8 é alta. Isso ocorrerá caso uma equipe que está na parte de cima da tabela vencer a Copa do Brasil, Sul-Americana ou Libertadores.

A primeira competição será disputada por Corinthians (5° colocado) e Flamengo (4° colocado) e pode abrir a primeira vaga. Os cariocas também disputam a Libertadores contra o Athletico-PR (6° colocado), dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

A Copa Sul-Americana pode dar a vaga direta ao São Paulo, que enfrenta o Independiente Del Valle, do Equador, no estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina. Porém, uma vitória tricolor não impacta muito o futuro do Galo, uma vez que os paulistas estão na 13ª posição no Campeonato Brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.