Rival do Cruzeiro, Atlético passa vergonha e está atrás do América na Série A
Os grandes rivais e vizinhos do Cruzeiro estão bem próximos um do outro na tabela da Série A. O América venceu o Bragantino por 4×1 no último sábado (5), pela 36ª rodada do torneio, e com isso foi para a sétima posição, uma à frente do Atlético, que está em oitavo. Na rodada anterior, o Galo tinha uma vantagem de duas colocações acima do Coelho.
O Atlético ainda vai entrar em campo na próxima segunda-feira, às 20h, para enfrentar o Botafogo, no Mineirão. Mas o desempenho do time Alvinegro em casa está longe de ser uma força. Pelo contrário. Em 2022, o fator ‘casa’ acabou virando um grande problema após um jejum de vitórias que não ocorria desde 2005.
Com 50,98% de aproveitamento como mandante, o time de Cuca não consegue apresentar o mesmo desempenho que apresentou no ano passado. A queda de rendimento resultou em atritos com a torcida e graves riscos de não conseguir a vaga para a Copa Libertadores do ano que vem.
Aproveitamento como mandante e vaga na Libertadores
Ano passado, o Atlético teve 91,22% de aproveitamento jogando em seus domínios. Foram 17 vitórias, um empate e uma derrota. Neste ano, a campanha não chega aos pés do que já foi apresentado anteriormente. Pelo Campeonato Brasileiro desta temporada, o Galo venceu apenas sete jogos diante da torcida massiva.
Certamente o Galo precisa se manter no G8 se quiser participar da Libertadores ano que vem. Fato é que, se o Brasileirão acabasse hoje, o Alvinegro estaria na Libertadores não pela sua competência, mas graças aos títulos recentes do Flamengo. Aliás, o desempenho do Atlético na reta final da Série A não está convencendo.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Galo tem 71,8% de chance de se classificar para a Copa Libertadores. O América, outro rival do Cruzeiro, tem apenas 68,5%. Se o Atlético perder a chance de ir para o continental depois desse presentão que o Flamengo deu, certamente as cabeças vão rolar.
Comentários estão fechados.