Rival do Cruzeiro, Atlético-MG tem crise estabelecida no conselho deliberativo do clube

O sucesso da SAF do Cruzeiro fez com que o Atlético-MG se colocasse à disposição para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol. Com uma dívida estratosférica e crescente, o Galo tenta acelerar o processo de votação do Conselho Deliberativo. 

No entanto, o ex-presidente do Atlético e ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, entrou com uma notícia crime no Ministério Público de Minas Gerais. No documento, ele pede a investigação de possíveis irregularidades na eleição do Conselho do Galo. 

O fato é que a notícia crime leva em consideração uma possível fraude eleitoral, que foi suscitada pelo conselheiro benemérito Cláudio Utsch, nas eleições deste ano. De acordo com a denúncia, alguns nomes foram incluídos no quadro sem os requisitos necessários. 

O que pode acontecer com o Atlético-MG?

Conforme o Estatuto do Atlético, podem se candidatar ao Conselho Deliberativo aqueles que cumprem o requisito de ter feito parte do quadro social da instituição nos dois anos anteriores. Conforme Utsch, alguns nomes eleitos não tinham essa condição exigida. 

Cumpre destacar que a notícia crime foi protocolada pelo advogado Tarcísio Maciel Chaves de Mendonça, que acredita que o Atlético pode ter burlado uma norma do Estatuto. Caberá à Justiça definir se aceitará a denúncia ou pedirá uma investigação mais profunda. 

O advogado, em entrevista recente ao Superesportes, comentou sobre a situação. “O presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Guimarães, pediu parecer sobre o caso ao jurídico do clube, que disse não ser necessário que o sócio esteja no quadro há mais de dois anos, basta que ele adquira uma cota que exista há mais de dois anos”, iniciou.

“Isso contrasta com a literalidade do disposto no art. 4º §1º do Estatuto Social do clube. Na nossa análise, o parecer do jurídico faz prova de que realmente há grave irregularidade da eleição do Conselho Deliberativo que pode consistir na prática do crime de falsidade ideológica”, finalizou Mendonça.

Caso comprovada uma fraude, a votação para o Conselho Deliberativo do clube terá de ser refeita. Com isso, o processo para aprovar o projeto da SAF no Galo, inevitavelmente, sofrerá atrasos.

Comentários estão fechados.