5 maiores rivais do Cruzeiro
Venha conhecer a história dos maiores rivais do Cruzeiro em toda a sua trajetória no futebol brasileiro
O grande palestrino mineiro é um dos maiores clubes de Minas Gerais. O Cruzeiro possui grande tradição no futebol brasileiro e já viveu grandes momentos desse esporte, momentos esses que foram em cima de alguns dos rivais do Cruzeiro.
Todo torcedor ou simpatizante da Raposa deve se lembrar de algum grande momento da Celeste contra um de seus rivais, como o 6 a 1 diante do Atlético-MG em 2011.
Assim como todo grande clube, o Cruzeiro criou rivalidades espalhadas por todo o país, sendo que algumas já foram decisões de campeonatos importantes.
Nos últimos anos, a Raposa passou por um processo de reconstrução interna, trabalho esse que pode render frutos na temporada de 2023.
Isso significa que o time tem boas chances de se tornar bem competitivo e voltar a jogar com seus grandes rivais.
Sumário
Os grandes rivais do Cruzeiro
Como você já sabe, o Cruzeiro possui rivalidades espalhadas por toda a região brasileira. Então sem mais delongas, veja os maiores rivais do Cruzeiro e entenda toda a história por trás.
Clássico Mineiro – Atlético-MG
A maior rivalidade do estado de Minas Gerais. O confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG começou em 1921, em um amistoso onde a Raposa venceu por 3 a 0, mas foi somente na década de 50 que as coisas começaram a esquentar.
A disputa que ambos os clubes protagonizam chegam a parar estados para acompanhar a partida. O Clássico Mineiro já foi palco de diversas finais do campeonato mineiro e já chegou até mesmo a protagonizar uma final de Copa do Brasil.
Os clubes dividiram por muito tempo o Mineirão como sede de seus jogos, estádio em que a Raposa se mostrou superior ao Atlético-MG desde 1965. Este sem dúvidas não é só um dos maiores rivais do Cruzeiro, mas também uma das maiores rivalidades do Brasil.
Coelho versus Raposa – América-MG
Outro grande clássico estadual de Minas Gerais é Cruzeiro x América-MG. Durante a década de 20, época em que o futebol era dividido entre clubes de elite e times criados de colônias estrangeiras, a Raposa e o Coelho começaram a se enfrentar.
A primeira partida desse clássico aconteceu em 10 de julho de 1921, com a vitória do América-MG por 2 a 0. A Celeste só alcançou sua primeira vitória no confronto na décima sétima partida, quando venceu por 4 a 1.
Porém, os papéis começaram a se inverter desde a chegada do Mineirão. O Cruzeiro alcançou a escala internacional enquanto o América-MG foi perdendo força no esporte.
Villa Nova-MG
Para muitos, o Villa Nova-MG pode ser um clube desconhecido, mas para o torcedor celeste, este clube é um marco histórico na trajetória do Cruzeiro. A primeira partida disputada na história cruzeirense foi justamente contra o Villa Nova.
O Cruzeiro leva ampla vantagem no duelo, são mais de 100 vitórias da Raposa no confronto direto.
As equipes foram o palco do maior público da história do Mineirão, em uma partida disputada no dia 22 de junho de 1997, o clássico levou ao estádio o público de exatos 132.834 espectadores.
Clássico Palestrino – Palmeiras
Um verdadeiro clássico marcado pela origem de ambos os clubes. O Cruzeiro e o Palmeiras são clubes fundados por colônias italianas no começo do século XX.
Em 1942, ambas as equipes foram obrigadas a se dissociar de tudo e qualquer coisa que fizesse referência ao país europeu, assim surgiu Cruzeiro e Palmeiras.
Os clubes já protagonizaram partidas decisivas de diversos campeonatos nacionais e continentais. O torcedor da Raposa deve se lembrar bem da semifinal da Copa do Brasil de 2018.
Apesar de terem a mesma origem, os clubes nunca foram grandes aliados no esporte, o que ficou evidente com o episódio de agressão entre as duas torcidas organizadas na rodovia em direção a Minas, em setembro de 2022.
Internacional
O duelo entre o Cruzeiro e o Internacional marcaram a década de 70 pelo equilíbrio durante as suas disputas, ambas as equipes possuiam elencos de alta classe e talento.
A rivalidade deu seu primeiro passo em 1975, ano em que os clubes disputaram a final do campeonato brasileiro. Desde então, a Raposa e o Internacional protagonizaram grandes partidas no futebol nacional.
Destaque para os confrontos decisivos válidos pela Libertadores em 76 e 77, com o Cruzeiro levando a melhor em ambas.
Mas e aí, conhecia a história de todos os rivais do Cruzeiro? Compartilhe com seus amigos e veja o que eles sabem!
Comentários estão fechados.