Reviravolta no julgamento de Paulo Pezzolano pode tirar técnico do Cruzeiro por 12 jogos

Desde que assumiu o Cruzeiro à beira de campo, Paulo Pezzolano tem oferecido ao torcedor bons motivos para sorrir. Líder isolado da Série B do Brasileirão, com uma vantagem de 18 pontos, por ora, para o quinto colocado, o clube estrelado está praticamente garantido na Série A. 

Por outro lado, a torcida estrelada está aflita com o técnico do clube. Isso porque Pezzolano terá dois julgamentos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva na próxima quarta-feira (24). A corte irá analisar as expulsões do treinador uruguaio contra o Fluminense e CSA. 

Entenda o caso Pezzolano na partida contra o CSA

Pela infração cometida no jogo contra o clube alagoano, Pezzolano foi enquadrado no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz sobre “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. A pena varia de multa de R$100 a R$100 mil até suspensão entre um e seis jogos.

Contudo, o parágrafo 1º do artigo informa que a pena mínima será de quatro jogos de suspensão, em caso de condenação, se a infração tiver sido cometida contra integrantes da equipe de arbitragem. Justamente o que aconteceu com Pezzolano na partida contra o CSA. 

A expulsão de Pezzolano contra o Fluminense

Já no acontecimento da partida contra o Fluminense, o comandante celeste pode pegar até seis jogos de suspensão. O uruguaio foi enquadrado no artigo 258 do Código, que diz sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. Contudo, neste caso, o primeiro dos julgamentos, pode-se esperar uma punição mais branda da corte. 

Em um exercício hipotético, no entanto, se Pezzolano for condenado com pena máxima nos dois casos no STJD, ele ficará de fora de 12 das últimas 13 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, voltado apenas contra o CSA, na última partida do clube estrelado. 

Vale lembrar que o primeiro julgamento, no caso do Fluminense, seria realizado na última quarta-feira (17), mas o advogado do Cruzeiro entrou com recurso para que fosse adiado. Desta forma, Pezzolano estará à beira de campo na partida contra o Grêmio, neste domingo (21).

“Aconteça o que tiver que acontecer. Eu errei, tenho que assumir o erro. Mas estamos tranquilos, temos uma comissão técnica muito boa. Martin Varini é o treinador número um também, por isso está comigo, por isso estamos tranquilos. O importante é melhorar dentro de campo, com intensidade, que vai sair tudo bem. Depois veremos o que acontece”, disse Pezzolano. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.