Relembre em qual posição o Cruzeiro estava na 28ª rodada da Série B 2021
O Cruzeiro entrou em campo na noite da última terça-feira (30) para encarar, fora de casa, o Sampaio Corrêa, em jogo válido pela 27ª rodada da Série B do Brasileirão. O duelo terminou empatado em 1 a 1, e o clube estrelado deu mais um passo rumo à elite do futebol nacional.
O gol celeste foi marcado pelo atacante Edu, que atingiu uma marca histórica pela Raposa. Com o ponto conquistado fora de casa, o Cruzeiro chegou aos 58 pontos no campeonato e está a poucas rodadas de sacramentar, por vias de fato, o acesso à Série A de 2023.
Atualmente, o clube mineiro tem 18 pontos de frente em relação ao Londrina, primeiro time fora do seleto grupo de classificação. Vale destacar que faltam 11 rodadas para o fim da competição nacional, ou seja, 33 pontos em disputa. Porém, a Raposa terá um combustível extra nos próximos jogos para, quem sabe, concretizar matematicamente o acesso.
Isso porque o Cruzeiro fará duas partidas consecutivas diante da sua torcida. Inicialmente, o clube estrelado irá enfrentar, no próximo domingo (04), às 16h, o Criciúma. Em seguida, a Raposa vai encarar o Operário, na quinta-feira (08), às 21h30. Ambos os jogos no Mineirão.
As temporadas passadas do Cruzeiro
Se, por um lado, a situação do Cruzeiro de Pezzolano é extremamente confortável na atual temporada, o torcedor celeste bem sabe que nem sempre foi assim. Nos dois primeiros anos da Série B do Campeonato Brasileiro, a Raposa, com uma campanha pífia, brigava para não cair.
Em 2021, por exemplo, ao final da 27ª rodada, período disputado agora, o Cruzeiro tinha apenas 32 pontos e amargava a 16ª colocação na tabela, isto é, a Raposa era a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, com cinco pontos de frente para o Londrina, que abria o Z4.
Vale destacar, em comparação, que o quinto colocado de 2021 à época era o Goiás, com 45 pontos. Na temporada atual, o Londrina, com 41 pontos, é o primeiro time fora do grupo de acesso à Série A. No ano passado, o Avaí terminou em quarto lugar, com 64 pontos.
Com isso, levando em consideração o aproveitamento dos clubes em 2022, espera-se que a mesma pontuação seja suficiente para garantir o acesso. O Cruzeiro, neste cenário, precisa de mais duas vitórias. Em 2021, nesta mesma época, o clube estrelado precisa vencer 10 jogos e empatar um, das 11 partidas que restavam e, ainda assim, teria que contar com a sorte.