Quantos milhões o Cruzeiro ganha por mês com o sócio-torcedor?
Ao assumir o Cruzeiro, Ronaldo encontrou uma casa desarrumada. Salários atrasados, dívidas batendo à porta, um elenco “caro” e uma gestão desastrosa. A soma de todos os fatos, é claro, afastaram o torcedor do clube. Situação bem diferente do que foi visto nesta temporada.
Perto de alcançar a marca de 70 mil sócios-torcedores, o Cruzeiro devolveu à sua torcida algo sagrado: a esperança. A relação, na verdade, é recíproca. De acordo com Gabriel Lima, CEO da SAF celeste, o projeto do clube de associados está entre os mais rentáveis do Brasil.
“Certamente é um dos programas mais rentáveis do país. A gente não consegue analisar 100%, porque nem todos os clubes divulgam em seus balanços exatamente o quanto representa o programa de sócio-torcedor. Mas pelos números que a gente viu, pelas análises que a gente fez, a gente não tem dúvida nenhuma que a gente é um dos mais rentáveis”, disse.
Com um ticket médio de R$52 reais, o Cruzeiro fatura ao mês cerca de R$3,5 milhões. O valor representa praticamente toda a folha salarial da Raposa na temporada. Para se ter uma ideia, em 2021, o clube estrelado arrecadou, em todo o ano, cerca de R$7,3 milhões.
Os próximos objetivos do Cruzeiro
Inicialmente, a expectativa da diretoria do Cruzeiro é fechar a temporada com faturamento de R$35 milhões; isso representaria um crescimento de 380% em comparação com 2021. Neste quesito, apenas Flamengo e Palmeiras estariam à frente da Raposa na geração de receita.
“Diria que se a gente for por preço médio, a gente é o primeiro. De maneira absoluta, não. Mas só o fato de estar entre os três já é um avanço absurdo para o cenário que era em dezembro de 2021”, destacou, em entrevista recente, Gabriel Lima.
Para o ano que vem, quando o Cruzeiro disputará novamente a Série A do Brasileirão, a meta é alcançar 100 mil sócios. Entretanto, antes da expansão do número de adeptos, o clube terá que aperfeiçoar alguns setores do projeto, como as experiências e o atendimento ao cliente.
“Entra agora um período de melhoria do plano, que é menos a busca de só encher de sócio e mais ter um serviço de excelência. Além disso, a gente também quer começar a melhorar o atendimento ao sócio. Como cresceu muito, a gente precisa melhorar esse atendimento. Temos monitorado as dificuldades”, disse Lênin Franco, diretor de negócio do clube.
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