Qual era a pontuação do Cruzeiro nos dois primeiros anos da Série B na 18º rodada?
Os dois primeiros anos do Cruzeiro na Série B do Brasileiro foram terríveis e desastrosos. A equipe, que na maior parte do tempo ficou mais perto da zona de rebaixamento do que do grupo de acesso, terminou ambas as temporadas no meio de tabela.
Em 2020, por exemplo, primeiro ano do clube na segunda divisão, a Raposa conquistou apenas 49 pontos ao final dos 38 jogos. No ano seguinte, a situação não foi muito diferente e a equipe mineira encerrou o campeonato com 48 pontos conquistados.
Se vencer a sua próxima partida, contra o CSA, nesta quarta-feira, 20 de julho, a equipe mineira chegará a 44 pontos, igualando o recorde do Vitória como melhor campanha do primeiro turno da Série B.
Hoje, na 18ª rodada da competição, o Cruzeiro tem 41 pontos. No ano passado, na mesma altura do torneio, a Raposa havia conquistado apenas 18 pontos, um a mais do que em 2020.
Isso, dentre outras coisas, explica o porquê de o clube mineiro só conseguiu chegar ao grupo dos quatro primeiros nesta temporada, sob o comando de Pezzolano.
O próximo compromisso do Cruzeiro
Líder isolado da Série B do Brasileiro, o Cruzeiro segue, a passos largos, em direção ao acesso à elite do futebol nacional. Contudo, o retrospecto recente das equipes não é nada favorável à Raposa.
De 2019 para cá, foram seis jogos, com quatro derrotas do Cruzeiro e dois empates. No ano passado, inclusive, o clube mineiro perdeu os dois confrontos que fez com os alagoanos.
Em lados opostos na tabela, o duelo tem de tudo para ser disputado em cada metro do campo. Isso porque, ainda que cada um por seu motivo, a vitória é fundamental para ambas as equipes.
O CSA precisa vencer para tentar fugir da zona do rebaixamento. O Cruzeiro, por sua vez, quer retomar uma sequência de resultados positivos após uma jornada três jogos consecutivos sem vencer, encerrada no último domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino.