Presidente da FMF faz grande revelação e notícia pode afetar futuro do Cruzeiro

O Cruzeiro conquistou o título da Série B do Brasileirão e, com isso, carimbou o passaporte para a elite do futebol nacional de 2023. No entanto, a próxima temporada pode reservar ainda algumas surpresas para o time estrelado. A começar pelo Campeonato Mineiro. 

Isso porque, na próxima segunda-feira (24), será realizada a reunião do Conselho Arbitral para a definição das regras do Estadual de 2023. Em entrevista recente à Itatiaia, Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), revelou algumas pautas.

De acordo com o profissional, o primeiro ponto a ser sugerido será a redução de datas do Campeonato Mineiro. Desta forma, a medida pode facilitar a criação da Copa Sul-Minas, que seria disputada entre times mineiros, catarinenses, paranaenses e gaúchos. 

“O que temos ouvido para 2023 é que há um desejo dos clubes em prol da diminuição do número de datas. Isso passa por uma reformulação de todo o campeonato. Não nos surpreenderia se os clubes apresentassem um modelo completamente diferente”, iniciou. 

Adriano Aro, em seguida, comentou sobre o novo torneio. “Muito provavelmente isso ocorrerá, com a redução do número de datas, inclusive pensando em uma possibilidade de um regional envolvendo Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, disse.

O Cruzeiro vai participar da Copa Sul-Minas em 2023?

No entanto, para a criação, de acordo com Adriano, será necessária uma redução drástica nos calendários dos estaduais. “O que nós pensamos é que sejam utilizadas apenas aquelas 17 datas já fornecidas pela CBF. O que pensamos é que cada estado faça ajustes pontuais para ter uma redução drástica de datas”, explicou.

O presidente da FMF destacou ainda que o objetivo é ter a Copa Sul-Minas já em 2023, uma vez que os clubes já sinalizaram positivamente para a criação do torneio, assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

“A ideia de Minas Gerais é que em 2023 Minas já esteja preparada, caso os demais estados já queiram fazer em 2023, o estado já esteja pronto. Isso depende também da CBF. A CBF sinalizou que quer participar por conta da gestão de datas, gestão de torneios”, disse.

Por fim, Aro ponderou que alguns pontos ainda precisam ser acertados entre as federações. “Há o anseio dos clubes, há a boa vontade das federações e sinalização positiva da CBF, mas ainda precisamos ligar todos os pontos para que isso saia já em 2023”, finalizou.

Comentários estão fechados.