Paredão: Cruzeiro de Pezzolano tem a segunda melhor defesa da Série B 2022
O Cruzeiro de Pezzolano tem numerosos motivos para sorrir. Líder da Série B do Brasileirão com 45 pontos, dezesseis de frente para o quinto colocado, que, por ora, é o Londrina, o clube estrelado também conquistou algumas marcas importantes durante esta primeira fase da competição.
A começar, e nem poderia ser diferente, pela invencibilidade atuando sob os seus domínios territoriais. O Cruzeiro, inclusive, iniciou o segundo turno e manteve a marca dos 100% de aproveitamento, ao superar o Bahia, no Mineirão, por 1 a 0, na última rodada.
Além disso, o Cruzeiro segue com o melhor ataque do torneio, com 25 gols. A equipe mineira só não balançou as redes em três oportunidades, não por coincidência, nas três derrotas que sofreu na competição até aqui: Bahia, Vasco e Guarani.
Do outro lado do campo do Cruzeiro
Aliás, na parte defensiva, o Cruzeiro também obteve uma expressiva marca. Se, por um lado, na temporada de 2021, o clube estrelado levou mais gols do que marcou (42 bolas na rede e 44 tentos sofridos), neste ano, o time mineiro possui a segunda melhor defesa da Série B.
O Cruzeiro sofreu dez gols nos 20 jogos que fez, ficando atrás apenas do Grêmio, que só teve sete reveses sofridos. No entanto, no quesito saldo de gols, a Raposa supera o Tricolor Gaúcho. Vale destacar, entretanto, que o Grêmio tem um jogo a mais do que o Cruzeiro.
O técnico Paulo Pezzolano, fatalmente, é um dos grandes responsáveis pela eficiência defensiva do Cruzeiro. O comandante, atuando com uma linha de três zagueiros, composta por Zé Ivaldo, Oliveira e Brock, corrigiu o setor que, durante as últimas temporadas, foi a principal fragilidade celeste.
Além dos nomes acima citados, deve-se ressaltar a figura de Rafael Cabral. Com a árdua missão de assumir a meta celeste após a saída de Fábio, o arqueiro, pouco a pouco, foi ganhando confiança. Hoje, ele é uma peça imprescindível no time.
Rafael Cabral, o Cruzeiro e o Mercado
As boas atuações do arqueiro celeste, que, inclusive, foi eleito o craque do jogo na partida contra o Bahia, atraíram a atenção de alguns clubes, como o São Paulo e o Sampdoria, da Itália, pelo qual já atuou. Contudo, a possível saída de Rafael Cabral do Cruzeiro logo foi negada por pessoas próximas ao goleiro.