O que mudou em Cruzeiro e Grêmio desde o primeiro jogo na Série B 2022?
Não é exagero dizer que Cruzeiro e Grêmio são duas das maiores equipes do Brasil. Gigantes incontestáveis, os clubes vivem hoje uma situação atípica na história. A Raposa irá enfrentar o Imortal na tarde deste domingo (21), às 16h, em Porto Alegre. O jogo, contudo, é válido pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão.
Com o acesso encaminhado, as equipes, ao final da temporada, irão retornar ao local de onde nunca deveriam ter saído. Afinal de contas, trata-se, por exemplo, dos dois maiores vencedores da Copa do Brasil, com 11 títulos somados, sendo cinco do Grêmio e seis do Cruzeiro.
Líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, com 53 pontos, dez a mais do que o Grêmio, está a poucas vitórias de cravar uma vaga no seleto grupo de acesso à elite do futebol nacional. De acordo com projeções matemáticas, 62 pontos serão suficientes nesta temporada.
Como chegam Cruzeiro e Grêmio para o duelo?
Tanto Cruzeiro quanto Grêmio vêm de resultados, digamos, não tão agradáveis na Série B do Brasileiro. A Raposa ficou no empate contra a Chapecoense e, com isso, perdeu a estatística de 100% de aproveitamento como mandante na competição.
O Grêmio, por sua vez, chega para o duelo contra o Cruzeiro após uma derrota amarga para o CRB, em Alagoas, por 2 a 0. O revés do Imortal, aliás, pôs fim a uma longa sequência de 17 jogos do clube gaúcho sem perder na Série B. A última derrota havia sido justamente para a Raposa.
A partida, válida pela 5ª rodada da competição nacional de pontos corridos, terminou com uma vitória simples do Cruzeiro sobre o Grêmio, por 1 a 0. O placar, contudo, não traduziu o que foi o jogo. A equipe de Pezzolano soube neutralizar o adversário.
Veja o que mudou em Cruzeiro e Grêmio
Pode-se dizer que o Cruzeiro manteve a mesma base do time que venceu o Grêmio no primeiro turno, com exceção de Geovane Jesus e Jajá, ambos entregues ao departamento médico do clube estrelado. Além disso, o atacante Edu parece ter perdido espaço no time de Pezzolano.
O Cruzeiro entrou em campo para encarar o Grêmio com a seguinte escalação: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu; Luvannor, Edu e Jajá.
O time de Roger Machado, por sua vez, terá algumas mudanças em comparação ao primeiro duelo entre as equipes. A começar pela ausência do zagueiro e capitão Geromel, que cumprirá suspensão. Além disso, Elias foi negociado e deixou o Imortal. Lucas Silva, ex-Cruzeiro, perdeu espaço no time, assim como Diogo Barbosa.
O Grêmio entrou em campo para encarar o Cruzeiro com a seguinte escalação: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Biel, Diego Souza e Elias.
Confira as prováveis escalações de Cruzeiro e Grêmio
Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Filipe Machado (Willian Oliveira), Neto Moura, Wesley Gasolina, Bidu e Chay (Daniel Junior); Bruno Rodrigues e Luvannor.
Grêmio: Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Campaz (Bitello); Biel, Diego Souza e Guilherme (Ferreira).