Novo treinador do Cruzeiro se recusa a utilizar camisa 10 no elenco
Vai mudar! O Cruzeiro passará por uma readaptação em seu estilo de jogo. Com a saída de Paulo Pezzolano, a diretoria celeste anunciou a contratação do português Pepa, que pensa o futebol de uma maneira um pouco diferente em relação ao uruguaio.
Se, por um lado, Pezzolano atuava com uma linha defensiva de três zagueiros, Pepa gosta da formação clássica com quatro atletas na última linha. No entanto, os técnicos possuem uma coisa em comum: não utilizam o famigerado ‘10 clássico’.
Como o Cruzeiro deve jogar com Pepa?
Inicialmente, vale ressaltar que Pepa pensa o futebol a partir da defesa. Isso não quer dizer que os seus times sejam reativos ou, no linguajar popular, retranqueiros. Acontece que é preciso ter uma solidez defensiva para ficar mais à vontade em campo.
Em entrevista concedida ao Footure, em setembro do ano passado, Pepa detalhou o seu estilo de jogo. De acordo com o treinador, ele prefere atuar com dois meias por dentro, sendo que um deles deve se posicionar um pouco mais à frente.
“Em vez de ter um 10 clássico, gosto de jogar com dois meias por dentro. Gosto mais desta forma, porque confunde o adversário. Em vez de ter um 10, são dois que aparecem entre as linhas e próximos dos pontas de lança. Gosto de ter sempre um dos dois mais à frente ou os dois ao mesmo tempo e evito que um deles venha buscar a bola”, disse.
Informações do jornalista Bruno Andrade, do UOL Esportes, dão conta de que Pepa prefere o esquema tático 4-2-3-1. Isto é, além da linha defensiva com quatro jogadores, o técnico utiliza dois volantes fixos no meio, com mais liberdade no setor ofensivo.
Comentários estão fechados.