Mineirão explica mudanças no gramado e projeta melhora no segundo semestre

A qualidade do gramado do Mineirão tem sido um tema recorrente nos últimos meses, despertando grande atenção às vésperas de cada partida realizada no estádio. 

Na noite de quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), Cruzeiro e Fortaleza se enfrentam no icônico palco mineiro, em um confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Antecipando-se às preocupações dos torcedores e dos próprios clubes, a Minas Arena, empresa responsável pela administração do estádio, emitiu uma nota oficial garantindo as condições adequadas para a realização da partida.

Minas Arena realiza melhorias no gramado do Mineirão visando qualidade de jogo e conciliação de eventos

Conforme o comunicado divulgado pela assessoria da Minas Arena, a empresa decidiu realizar a substituição de algumas partes do gramado, para aprimorar a qualidade do jogo no Mineirão. 

Essa medida foi tomada aproveitando a pausa nos jogos devido à data Fifa, que proporcionou o tempo necessário para as intervenções necessárias. Vale ressaltar que a última partida disputada no estádio foi entre América-MG e Athletico-PR, ocorrida no dia 11 deste mês, proporcionando um intervalo adequado para as melhorias serem implementadas.

“Aproveitando-se deste período de data Fifa, entre 12 e 20 de junho, sem atividades de jogos ou shows, optamos por trocar partes do gramado para melhorar a jogabilidade”,disse.

“Nestes primeiros dias de troca, a nova grama apresenta coloração diferente das demais regiões do campo, mas o gramado encontra-se plano e com jogabilidade garantida por padrões técnicos, se preparando para um segundo semestre sem tantas intercorrências”, completou.

Como tem sido observado em ocasiões anteriores de questionamentos em relação à qualidade do gramado, especialmente após partidas envolvendo os times do Cruzeiro e do Atlético-MG, a Minas Arena ressalta que os problemas com o piso estão relacionados, em parte, à ausência de um contrato firmado com os clubes para atuarem no estádio desde o início do ano.

“É importante ressaltar que até o fim do primeiro trimestre de 2023, não havia reservas de datas de jogos no Mineirão por parte dos clubes. O Cruzeiro tinha assinado acordo de fidelidade com a Arena Independência, e o Atlético aguardava a inauguração de sua arena, ainda sem data para acontecer”.

“Esse planejamento tardio tem trazido desafios para o manejo do gramado.”

Durante a maioria da temporada passada, o Cruzeiro utilizou o Mineirão como sua casa, porém, a diretoria expressou insatisfação em relação aos custos do estádio e também ao fato de shows terem forçado o clube a transferir partidas importantes para o Estádio Independência. 

Principalmente devido às questões financeiras, o acordo para a temporada de 2023 foi firmado com o Estádio Independência.

No entanto, à medida que a temporada avançava, o Cruzeiro procurou o Governo de Minas Gerais para obter auxílio no tratamento com a Minas Arena, a fim de minimizar os gastos em jogos no Mineirão. 

Como resultado, no final de abril, as partes chegaram a um acordo, embora várias datas já estivessem bloqueadas para eventos musicais no estádio. A administradora do estádio tem buscado a possibilidade de alterar alguns desses eventos para viabilizar a realização de partidas de futebol no local. 

Comentários estão fechados.