Mineirão completa 57 anos de história

Palco de incontáveis histórias do futebol, o Mineirão completa, nesta segunda-feira, 05 de setembro, 57 anos. Inaugurado em 1965, o Gigante da Pampulha, fazendo jus ao apelido, segue como o maior estádio de Minas Gerais, onde o Cruzeiro escreveu páginas heroicas e imortais. 

Ao certo, pode-se dizer que o Mineirão é um símbolo nacional, afinal, trata-se de um dos mais memoráveis estádios do Brasil. Um fato curioso é que as obras para a consolidação deste gigante tiveram início em 1960, em terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O primeiro jogo do Mineirão

A primeira partida de futebol realizada no Mineirão foi um amistoso entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina, exatamente em 05 de setembro de 1965. Para abrilhantar ainda mais a estreia, a equipe brasileira venceu os hermanos pelo placar de 1 a 0.

Vale destacar ainda que a Seleção Brasileira jogou pela primeira vez no Gigante da Pampulha dois dias após a inauguração do estádio. Composto por jogadores do Palmeiras, o Brasil venceu o Uruguai por 3 a 0. Um início promissor daquele que viria a ser grande palco nacional.

Não poderia faltar, é claro, a história do maior clássico do estado. Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez no Mineirão em 24 de outubro do dito ano. Porém, devido a uma confusão generalizada, o confronto foi interrompido com vitória parcial da Raposa por 1 a 0. 

O recorde do Cruzeiro no Mineirão

O Cruzeiro detém o recorde histórico de público no Mineirão, que jamais será quebrado. Isso porque, no dia 22 de julho de 1997, inacreditáveis 132.834 torcedores foram ao Gigante da Pampulha para acompanhar a partida entre Raposa e Vila Nova. O jogo terminou 1 a 0 para o clube estrelado, que conquistou o título do Campeonato Mineiro daquele ano. 

A reforma do Mineirão

Para receber a Copa do Mundo de 2014, o Mineirão passou por uma profunda reforma. Dentre as principais mudanças do Gigante da Pampulha está a colocação de cadeiras cinzas e brancas em todo o estádio e o fim da pista de corrida, com a torcida ficando mais próxima ao campo.

A reabertura aconteceu após dois anos e meio de obras, em 21 de dezembro de 2012. Na época, foi realizado um evento com a presença de autoridades, como o ex-governador Antonio Anastasia e a ex-presidente Dilma Rousseff. 

No dia 3 de fevereiro de 2013, Cruzeiro e Atlético fizeram o primeiro jogo do novo Mineirão e, para variar, vitória da Raposa por 2 a 1. Os gols foram marcados por Araújo, para o Galo, e Dagoberto e Marcos Rocha (contra) para o time estrelado.

Por fim, impossível seria não lembrar do triste 08 de julho de 2014. Em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi atropelada pela Alemanha ao ser eliminada da competição com uma sonora derrota por 7 a 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.