Mesmo na Série B Cruzeiro segue entre os melhores times da Copa do Brasil
Revelou-se na noite da última quinta-feira (15) o segundo finalista da Copa do Brasil 2022. O Corinthians irá fazer dupla com o Flamengo na grande decisão, a ser realizada em jogos de ida e volta em 12 e 19 de outubro. Horários e mando de campo serão revelados em sorteio da Confederação Brasileira de Futebol.
O Corinthians avançou após uma consistente vitória sobre o Fluminense. No duelo de ida, no Rio de Janeiro, os clubes ficaram no empate em 2 a 2. Na volta, em São Paulo, o Timão fez valer o mando de campo e aplicou um convincente 3 a 0 sobre o Tricolor.
Com isso, teremos uma final de Copa do Brasil entre dois clubes que, em um passado não muito distante, foram vice do torneio, perdendo a taça para o Cruzeiro. A Raposa, nunca é demais lembrar, é recordista de títulos da competição, com seis troféus.
Os números do Cruzeiro na Copa do Brasil
A história do Cruzeiro no futebol brasileiro como um todo é, por si, grandiosa. Tratando-se de Copa do Brasil, pode-se dizer que é incomparável. Não apenas pelos títulos, mas por suas campanhas memoráveis no torneio mata-mata.
Para se ter uma ideia, mesmo estando a três temporadas na Série B do Brasileirão, o clube estrelado está entre as equipes que mais vezes chegaram na decisão da Copa do Brasil na última década. De fato, o Cruzeiro não cabe na Segunda Divisão.
Nos últimos dez anos, o Cruzeiro esteve na final de 2014, 2017 e 2018; tendo conquistado as duas últimas e alcançado a marca de bicampeão consecutivo da Copa do Brasil. Feito este que nenhum outro clube do futebol brasileiro conseguiu sequer igualar.
Com a temporada de 2022, o Flamengo fará a sua terceira final de Copa do Brasil na década. Antes, o rubro-negro carioca havia decidido o torneio em 2013, quando foi campeão, e no ano de 2017, que o torcedor do Cruzeiro bem lembra o que aconteceu. A saber, título da Raposa.
Por fim, cumpre destacar que o maior rival do Cruzeiro, o Atlético-MG, também esteve em três finais da Copa do Brasil no período. Em 2014, quando foi campeão justamente sobre a Raposa, em 2016 e em 2021. Apesar de ter perdido a taça naquele ano, o clube celeste conquistou o Campeonato Brasileiro.
A grata surpresa na década ficou à cargo do Athletico-PR, que foi à final nos anos de 2013, 2019 e 2021. O Furacão conquistou um título da Copa do Brasil sobre o Internacional.