Matemático faz as contas e revela em qual rodada o Cruzeiro deve ser campeão da Série B
O acesso do Cruzeiro à elite do futebol nacional de 2023 só ainda não foi confirmado por caprichos da matemática. Líder da Série B do Brasileirão com 59 pontos, o time comandado por Pezzolano tem larga vantagem sobre os adversários, em especial, para o quinto colocado.
Atualmente, a Raposa tem nove pontos de frente em relação ao vice-líder Bahia e, ainda mais importante, 18 de vantagem para o Londrina, primeiro clube fora do seleto grupo de classificação à Série A do ano que vem. A dez rodadas do fim, 30 pontos estão em disputa.
Com este cenário em mente, o professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais Gilcione Costa, em entrevista recente ao Superesportes, não se preocupou em contabilizar a probabilidade do Cruzeiro subir; para o estudioso dos números, a principal questão é em que rodada a Raposa levantará o troféu da Série B.
Em qual jogo o Cruzeiro vai ser campeão?
Com dez rodadas a serem disputadas, o Cruzeiro tem, hoje, de acordo com a UFMG, pouco mais de 95% de chance de conquistar o título ao final da temporada. O Bahia, segundo na tabela, tem 3,7%, seguido por Grêmio (0.86%) e Vasco (0.31%). Se o clube celeste vencer o Operário nesta quinta-feira (08), às 21h30, no Mineirão, poderá ativar o modo Dagoberto.
De acordo com Gilcione Costa, a Raposa terá a primeira oportunidade de ser campeão na 32ª rodada, porém, a probabilidade é irrisória. Vale destacar, no entanto, que com o passar dos jogos a chance do Cruzeiro levantar o caneco vai aumentando de forma exponencial.
“O Cruzeiro pode ser campeão na rodada 32. Mas a probabilidade é muito pequena: 0,02%. Mas observe, na rodada 33 sobe para 4%, na 34 para 17%, e chega na rodada 35 com 42% de chance. Na 36ª rodada, contra o Guarani, no Mineirão, as chances vão a 70%” disse.
O professor ainda detalhou a pontuação estimada para o clube mineiro nesta temporada. “O Cruzeiro tem 56% de chance de ter 74 pontos. Com essa pontuação, ele já tem 98,8% de chance de ser campeão. Ou seja, é muito improvável que ele não vá ser o campeão”.
Para alcançar os 74 pontos, o Cruzeiro precisa de, pelo menos, mais cinco vitórias nas dez partidas restantes. A contagem começa na noite desta quinta-feira (08) diante do Operário no Gigante da Pampulha. A expectativa é para mais de 50 mil torcedores no Mineirão.