Matemática coloca Cruzeiro na Série A e torcida já comemora acesso
Após dois anos lamentáveis na Série B do Brasileirão, o Cruzeiro, enfim, voltou a dar alegria ao seu torcedor, que, diga-se, já sofreu o bastante. Na atual temporada, o acesso do clube estrelado nos parece tão somente uma questão de tempo, que não tardará em chegar.
Líder da competição com 53 pontos, o Cruzeiro tem 18 de frente para o Londrina, que, após empate no último minuto contra o Bahia pela 25ª rodada, chegou aos 35 pontos. Contudo, levando em consideração o aproveitamento das equipes que estão fora do G4, o Cruzeiro já teria uma pontuação confortável para terminar a competição no grupo de acesso à Série A.
Desta forma, pode-se dizer que o Cruzeiro está virtualmente garantido na elite do futebol brasileiro de 2023. O professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Costa, detalhou os cálculos feitos e afirmou que 58 pontos tendem a ser suficientes para o acesso.
“É muito provável que o quinto colocado tenha 57 pontos ou menos. Então, o Cruzeiro, a partir de 58 pontos, começa a ter grande chance de conseguir o acesso. Não é 100%, porque é possibilidade. Existe a possibilidade de os times vencerem muitos jogos. É muito improvável. A projeção é que, no máximo, tenham 57 pontos”, explicou.
A torcida do Cruzeiro já pode comemorar o acesso?
No próximo domingo (21), o Cruzeiro pode ‘sacramentar’, se não matematicamente, pelo menos simbolicamente, o acesso. O clube estrelado fará uma decisão contra o Grêmio, em Porto Alegre, às 16h. O duelo colocará frente a frente o líder da Série B e o terceiro colocado.
Vencer um jogo desta magnitude certamente é para carimbar o passaporte com destino à elite do futebol brasileiro em grande estilo. Contudo, como ressaltou Pezzolano, não será o último jogo para o Cruzeiro garantir uma vaga na Série A, por isso, o clube tem que ter, em suas palavras, “coragem para jogar dentro do campo do adversário”.
O professor Gilcione Costa concorda com Pezzolano. “Daqui a pouco, a chance vai ser superior a 99,999%. Virtualmente falando, o Cruzeiro já classificou, já está garantido na Série A do ano que vem”, iniciou sua fala.
‘Dificilmente, em 14 jogos, o Cruzeiro não vai fazer seis pontos, 10 pontos, que seja. Ele tem partidas no Mineirão. Difícil imaginar que não irá fazer seis pontos. Nem na fase ruim do Cruzeiro na Série B, no ano passado, por exemplo, ele fez só seis pontos em 14 jogos”, concluiu.