Luxemburgo aprendeu três idiomas para aceitar super desafio na carreira de treinador
O técnico Vanderlei Luxemburgo é considerado um dos maiores da história do futebol brasileiro. Multicampeão por onde passou, o experiente comandante de 72 anos já teve a oportunidade de comandar o que é, para muitos, o maior clube do mundo: o Real Madrid, da Espanha. No time merengue, Luxa teve que se virar para treinar um elenco recheado de estrelas, que recebeu o apelido de ‘Galácticos’.
Na Espanha, Luxemburgo trabalhou com craques como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Sergio Ramos, Iker Casillas, Raúl González, Luís Figo, Zinédine Zidane, David Beckham e muitos outros. Por se tratarem de grandes jogadores de diferentes países, como Brasil, Espanha, Portugal, França e Inglaterra, o treinador brasileiro tinha que falar em pelo menos três idiomas diferentes.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver trechos das atividades do Real Madrid sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O treinador fala em português, mas também se esforça para passar as instruções em espanhol e e inglês. Mesmo sem ser 100% fluente, o técnico contou com o apoio do grupo para trabalhar no clube merengue nas temporadas de 2004/05 e 2005/06.
Luxemburgo não teve tanto sucesso no Real Madrid
No período de cerca de um ano em que esteve à frente da equipe da capital espanhola, Luxemburgo não conquistou títulos e ficou marcado por algumas polêmicas, como por exemplo quando substituiu Zidane em uma partida decisiva da Champions League. O Real Madrid empatava a partida, mas sofreu a derrota após a saída do francês, que ficou na bronca com o técnico e fez duras críticas ao brasileiro na época.
Comentários estão fechados.