Jornalista não pensa duas vezes e crava acesso do Cruzeiro
O Cruzeiro reencontrou o caminho das vitórias no último domingo, 17 de julho. A equipe mineira, que vinha de dois jogos consecutivos pela Série B do Brasileiro sem vencer, conquistou um importante resultado diante do Novorizontino.
Com o triunfo, a Raposa chegou aos 41 pontos no campeonato e, além de garantir o “título” simbólico do primeiro turno, deu mais um passo rumo ao acesso. Para se ter uma ideia, de acordo com o Departamento Matemático da UFMG, o Cruzeiro tem hoje 97,5% de chance de subir à elite do futebol nacional no fim da temporada.
Os números são promissores. Desde que foi adotado o modelo de pontos corridos no torneio, em 2006, todos os clubes que terminaram a primeira fase com 40 pontos ou mais, conquistaram o acesso à Série A. Além disso, Raposa está com 15 pontos de frente para o quinto colocado, primeiro clube fora da zona de classificação.
O elogio de um rival vale mais que mil palavras
Com esse cenário em mente, o jornalista Milton Neves, que é atleticano, cravou que o clube estrelado está garantido na Série A do próximo ano, e, é claro, não perdeu a chance de brincar com o arquirrival, como manda o figurino do futebol.
“O Cruzeiro já subiu, não é? Ronaldo balizou bem as coisas por lá. Sobem quatro da B? Então o Cruzeiro já levou, pelo bem de Minas Gerais. É o 2º maior time de minas, mas o Atlético-MG é o 1º e vamos fortalecer lá tudo, porque o América também está bem”, disse.
Para conquistar o acesso, os matemáticos apontam que 64 pontos é um número seguro. Sendo assim, a Raposa teria que vencer oito dos 20 jogos restantes, para alcançar 65 pontos na temporada. Ao que tudo indica, a quantidade será suficiente, tendo em vista o aproveitamento dos clubes neste ano.
O Cruzeiro conta ainda com um fator decisivo. Jogando em casa, a equipe estrelada sequer perdeu pontos na competição. Até aqui, são nove jogos e nove vitórias. Contudo, o próximo compromisso da Raposa será longe da sua torcida.
A equipe mineira volta a campo nesta quarta-feira, 20 de julho, para encarar o CSA, às 19h. Para o jogo, Pezzolano não poderá contar com três atletas: Zé Ivaldo, Geovane Jesus (ambos suspensos) e Willian Oliveira, que se recupera de lesão.