Ídolo explica fator que pode ter sido fundamental em quase rebaixamento do Cruzeiro
Gilberto, ex-Cruzeiro e com passagens pela seleção brasileira, revelou que a derrota para o Once Caldas na Libertadores de 2011 acabou prejudicando a temporada do clube, que quase foi rebaixado para a Série B no mesmo ano.
Na ocasião, o Cabuloso terminou o Campeonato Brasileiro em 16° lugar, com 43 pontos, dois a mais que o Athletico-PR, primeiro time dentro do Z-4 que caiu a segundona.
Peso da derrota e frustrações
Gilberto admitiu que o peso da derrota ecoou até o final da temporada, e revelou que nem Cuca, técnico da Raposa na época, foi capaz de reverter a situação, mesmo sabendo gerir o grupo.
“Acho que a derrota para o Once Caldas (nas oitavas da Libertadores) machucou muito e abriu uma ferida muito grande no grupo, de sentimento talvez. Por ter perdido uma competição que sabíamos que poderíamos ter ido muito mais longe. Ficou difícil segurar, o ambiente não ficou o mesmo, o Cuca também não conseguiu dar conta do ambiente, apesar de ser um baita gestor”.
A queda de rendimento do clube foi inacreditável, uma vez que terminou a fase de grupos da competição continental com a melhor campanha geral. Nas oitavas, diante do Once Caldas, ganhou a primeira partida, na Colômbia, por 2 a 1 , mas foi surpreendido , na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por 2 a 0, dando adeus ao torneio de forma precoce e surpreendente.
Elogios ao treinador e demissão
“O ambiente era maravilhoso. O Cuca é um treinador que sabe fazer isso. Ele conseguia fazer isso no dia a dia, para que o grupo se mantivesse bem. Um ambiente bom de trabalho”, disse.
O ex-lateral destacou alguns jogadores que a equipe tinha, e relembra o apelido que a Raposa estava sendo chamada na época.
“Nessa época, estávamos voando, jogando muito bem. (…) O Cruzeiro chegou a ser taxado como o Barcelona das Américas. Nós estávamos jogando muito, Montillo, Roger, Henrique, Marquinhos Paraná, tinha muito jogador bom. Principalmente os mais velhos, conseguimos manter um ambiente legal”, concluiu.
Cuca foi demitido pouco depois da derrota para os colombianos. Joel Santana, Emerson Ávila e Vagner Mancini também dirigiram o clube posteriormente naquele ano.
Gilberto pelo Cruzeiro
Gilberto saiu do Cruzeiro em setembro de 2011, tendo jogado 156 partidas, conquistando dois títulos mineiros. Atuando pelo clube, foi convocado para a Copa do Mundo de 2010.
Comentários estão fechados.