Filme que conta a história do Cruzeiro ganha prêmio internacional

Na última sexta-feira (11), o filme “Em busca da história do Cruzeiro” foi eleito o melhor Longa Metragem pelo Lisbon Sport Film Festival, de Portugal. A obra disputava com produções de outros sete países incluindo Estados Unidos, México, Portugal, Colômbia e Chile.

Iniciativa do Cruzeiro Esporte Clube junto aos institutos Palestra Italia (Ipita) e Vivas, o filme resgata a história do Cabuloso e conta com mais de 70 entrevistas de ex-jogadores, jornalistas e historiadores. A obra foi dirigida por Gustavo Nolasco e André Amparo. Você pode assistir na íntegra a seguir.

No ano passado, “Em busca da história do Cruzeiro” também ganhou prêmio na 12ª edição do Festival de Cinema de Futebol (CINEFOOT). Na ocasião, a escolha foi feita por votação do júri popular, que também escolheu outras duas produções brasileiras para o segundo e terceiro lugares.

Veja na íntegra a sinopse do filme que foi divulgada pelo próprio Cruzeiro

Nas primeiras duas décadas do século passado, Belo Horizonte ainda se erguia como capital. Nesse período, a colônia italiana, que teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade, consolidava por aqui suas raízes e tradições culturais. Apaixonados pelo futebol e inspirados por equipes que já se destacavam pelo Brasil, mas sem se reconhecerem nos times da elite belo-horizontina, os imigrantes mineiros sonhavam em fundar um clube para chamar de seu, um espaço de lazer onde também pudessem reunir suas famílias.

Cem anos depois, o documentário “Em Busca da História do Cruzeiro”, dirigido por André Amparo e Gustavo Nolasco, foi conhecer mais de perto os primórdios da Società Sportiva Palestra Italia, nome dado ao time fundado em Belo Horizonte no dia 2 de janeiro de 1921 por comerciantes e operários italianos que tinham em comum o amor ao esporte e ao país onde nasceram.

Do Palestra até virar Cruzeiro Esporte Clube, em 1942, e conquistar o primeiro campeonato brasileiro em 1966 (chamado na época de Taça Brasil), muita história existe e se entrelaça com o próprio desenvolvimento da capital e o crescimento do futebol no estado por meio da construção do estádio Mineirão.

O média-metragem, uma realização do Instituto Palestra Itália em parceria com o Instituto Vivas, tem duração de 60 minutos e resgata parte da trajetória centenária do time a partir de mais de 70 entrevistas com ex-jogadores, historiadores, jornalistas, torcedores, dirigentes, funcionários do clube e filhos de operários e imigrantes que participaram desde o início do projeto que transformou o Cruzeiro em um dos grandes clubes do mundo.

Comentários estão fechados.