Fifa passa do ponto e ligas se unem para denunciar Mundial que o Palmeiras pode ganhar

A Fifa foi denunciada pelas principais ligas da Europa e pelo Sindicato Internacional dos Jogadores (FifPro) por conta do abuso no formação do calendário do futebol mundial. Nesta segunda-feira (14), a queixa foi enviada à Comissão Europeia após a confirmação da disputa do novo Mundial de Clubes que será realizado no ano que vem com as participações dos brasileiros Palmeiras, Flamengo e Fluminense.

No entendimento dos denunciantes, a Fifa tem exagerado no aumento das datas dos calendários de jogos, como por exemplo na ampliação da fase inicial da Champions League e na disputa da Liga das Nações. A queixa é que muitos atletas profissionais andam reclamando das constantes viagens, lesões e cansaço acumulado pela sequência de jogos.

“Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas”, disse David Terrier, presidente da FifPro na Europa, afirmando ainda que a entidade tem atuado conta as leis da União Europeia ao impor as condições das partidas.

Palmeiras vê Fifa entrar em polêmica internacional

Os brasileiros classificados até o momento para o novo Mundial de Clubes são os últimos campeões da Copa Libertadores da América: Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023). O vencedor da atual edição, que segue em andamento, também vai garantir vaga.

“Estamos chegando a um ponto crítico. Os jogadores nos dizem que o futebol é jogado demais e que há uma expansão constante. A Premier League não mudou de formato. O que mudou nas últimas décadas foi o progresso das competições internacionais e das regionais de futebol”, destacou o CEO da Premier League, Richard Masters.

Comentários estão fechados.