Fez piada com o Cruzeiro e agora chance de subir para a primeira divisão é muito pequena
O futebol brasileiro é mesmo caricato e, por vezes, burlesco. Cruzeiro x CSA, o que seria, em condições normais, apenas mais um jogo comum, ganhou, nos últimos anos, requintes de rivalidade. Dentro de campo, o clube alagoano se tornou uma pedra no sapado mineiro.
O CSA venceu quatro dos últimos sete jogos que disputou contra o Cruzeiro. No duelo do primeiro turno desta Série B do Brasileirão, a partida, realizada em Maceió, terminou com o empate em 1 a 1. Porém, a situação dos clubes extrapola os limites das quatro linhas do gramado.
O confronto, em favor da verdade, ganhou destaque após a divulgação do polêmico áudio de Thiago Neves enviado ao então dirigente do Cruzeiro, Zezé Perrella. Na ocasião, o meia cobrava o pagamento de parte do salário atrasado, para, em suas palavras, dar uma motivação a mais para os jogadores para ganharem o jogo contra o CSA.
A partida aconteceu na penúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2019. Se o Cruzeiro tivesse vencido, sairia da zona de rebaixamento. Porém, o clube estrelado perdeu por 1 a 0 em pleno Mineirão. Thiago Neves, aliás, desperdiçou um pênalti; mandou a bola para fora.
As situações de Cruzeiro e CSA na temporada
Desde então, o Cruzeiro viveu dias sombrios em sua história. Contudo, nesta temporada, uma nova luz se acendeu no horizonte estrelado. Líder isolado da Série B, o time celeste já está na elite do futebol nacional, resta a matemática confirmar o acesso.
O CSA, por sua vez, ocupa a 15ª posição na tabela de classificação, com 32 pontos, um a mais do que o Vila Nova, que abre a zona de rebaixamento. Com isso, é claro, o clube de Alagoas briga, na verdade, para não cair, tendo em vista que o acesso é, para a matemática, improvável, para o futebol, impossível.
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o CSA tem, hoje, apenas 0.010% de chances de subir. Por outro lado, o clube tem 34,1% de probabilidade de ser rebaixado à Série C. Vale destacar que, por intervenção do destino, o último jogo do campeonato será entre Cruzeiro e CSA, no Mineirão.