Entenda como o Palmeiras ajudou ao Cruzeiro a seguir entre os melhores times do Brasil

O Palmeiras garantiu mais um título do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (02) e, de quebra, ajudou ao Cruzeiro a se manter, junto com o rival Atlético-MG, como os únicos times fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo a conquistarem a competição nacional na era dos pontos corridos.

A briga pelo título deste ano ficou entre Palmeiras e Internacional nesta reta final, mas o Colorado do Rio Grande do Sul ficou para trás. Com isso, apenas oito clubes já conquistaram o Campeonato Brasileiro por pontos corridos: São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, de SP, Flamengo e Fluminense, do RJ, e Cruzeiro e Atlético, de MG. Já são 20 edições com esse formato de disputa.

O Cruzeiro foi o primeiro campeão do novo formato, em 2003. Depois disso, ainda venceu mais duas vezes, em 2013 e 2014. O recordista de títulos nos pontos corridos é o Corinthians, com quatro. Flamengo, São Paulo e agora o Palmeiras também possuem três títulos. O Fluminense já levantou a taça duas vezes, enquanto Santos e Atlético-MG estão empatados com uma conquista.

2003: um ano marcante para o Cruzeiro

Quase 20 anos se passaram, mas o ano de 2023 segue vivo nas lembranças dos torcedores cruzeirense. Naquela temporada, o clube celeste conquistou a Tríplice Coroa: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

No primeiro Brasileirão de pontos corridos, o Cruzeiro fez 100 pontos, teve aproveitamento de mais de 72% e marcou 102 gols na campanha. O clube ainda teve os dois artilheiros da competição: o meia Alex, com 23 gols, seguido do atacante Aristizábal, que balançou as redes 21 vezes.

Comentários estão fechados.